Home Notícias Amazonas Governo do AM entrega mais de 4,8 mil mudas de citros para estimular produção rural em municípios do Baixo Amazonas

Governo do AM entrega mais de 4,8 mil mudas de citros para estimular produção rural em municípios do Baixo Amazonas

3 minutos o tempo de leitura
24

Foram entregues mudas de citros, serrarias portáteis e doses de inseminação artificial de bovinos.

Governo do AM entrega mais de 4,8 mil mudas de citros para estimular produção rural em municípios do Baixo Amazonas Imagem :Divulgação

Para fomentar o setor primário nos municípios de Parintins, Barreirinha e Nhamundá, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), realizou, na quinta e sexta-feira (24 e 25/03), entregas de aproximadamente 4,8 mil mudas de citros para os agricultores familiares da região. Também foram assinados acordos de cooperação para beneficiar as cadeias produtivas da carne, leite e manejo florestal na região do Baixo Amazonas.

As entregas ocorreram, por meio das prefeituras dos municípios, onde foram repassadas para os agricultores familiares, com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) das localidades.

Na quinta-feira, o município de Barreirinha (a 330 quilômetros de Manaus) foi contemplado com 1,5 mil mudas de limão e laranja, beneficiando 50 agricultores familiares. Seguindo para Nhamundá (a 382 quilômetros de Manaus), o Governo do Amazonas entregou 900 mudas de citros, contemplando 30 agricultores.

“Estou recebendo essas mudas de laranja e limão que vão me ajudar muito futuramente na colheita, gerando uma renda melhor para minha família. Quero agradecer ao Governo do Amazonas que vem nos ajudando, para que nós agricultores possamos ter uma vida melhor, trabalhando e produzindo”, disse o agricultor familiar de Barreirinha, Jorge de Nazaré.

Na sexta, em Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), 80 agricultores familiares foram beneficiados com mais de 2,4 mil mudas de limão e laranja. Além disso, a Sepror assinou dois acordos técnicos com a Prefeitura de Parintins, sendo um Termo de Cessão de Uso, para o repasse de dois kits de serrarias portáteis, que vão contribuir com o manejo florestal sustentável da região.

O outro é o Termo de Adesão com o município, para o repasse de 600 doses de inseminação artificial a pecuaristas. A cidade é a segunda de um total de sete que serão beneficiadas com o projeto, que prevê a entrega de 3 mil doses para as cadeias de carne e leite.

O acordo faz parte de uma parceria entre a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer) e o Governo do Amazonas, por meio do programa Mais Pecuária Brasil.

De acordo com o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, mais uma vez o Governo do Estado vem à região do Baixo Amazonas para fazer entregas importantes, buscando unir forças para superar as perdas que o produtor rural teve na pandemia.

“O setor primário tem dado uma resposta positiva, é o setor que gera emprego e renda. Além do repasse das mudas de citros, também estamos investindo no melhoramento da genética dos bovinos e bubalinos, por meio do Programa Mais Pecuária Brasil”, ressalta Petrucio.

Governo do AM entrega mais de 4,8 mil mudas de citros para estimular produção rural em municípios do Baixo Amazonas Imagem :Divulgação
Comentários com Facebook
Carregar Mais Artigos Parecidos
Carregar Mais De Jussara Melo
Carregar Mais Em Amazonas

Deixe um comentário

Espia Esse Aqui

Vídeo mostra a captura de uma sucuri maceta com cerca de 80 kg no Amazonas!

Na manhã desta terça-feira (17), uma sucuri maceta foi capturada pelos Corpos de Bombeiros…