Imagem gravada por policial mostra jovem Adam Toledo, 13 anos, com as mãos ao alto no instante anterior ao ser fatalmente atingido com um tiro em Chicago, nos EUA — Foto: Civilian Office of Police Accountability/Handout via Reuters
Adam Toledo recebeu atendimento médico, mas acabou morrendo. Polícia diz que o rapaz portava uma arma, mas imagens divulgadas pelas próprias autoridades de segurança não deixam isso claro.
A polícia de Chicago, nos Estados Unidos, divulgou nesta quinta-feira (15) imagens de um policial atirando e matando Adam Toledo, um adolescente de 13 anos, enquanto o jovem estava com as mãos para o alto. O vídeo foi gravado pela câmera acoplada ao equipamento do agente durante a ação, ocorrida em 29 de março.
De acordo com a polícia, o menino portava uma arma de fogo. Entretanto, pelas imagens divulgadas, não é possível ver se ele realmente estava armado no momento da abordagem.
O vídeo mostra o policial correndo atrás de Toledo e pedindo que ele parasse de correr e mostrasse as mãos. O rapaz, então, para e ergue os braços. Imediatamente depois, o agente atira no peito do jovem. Pela rapidez das imagens, não fica claro se elas estavam vazias ou se realmente seguravam uma arma. Em seguida, a polícia chama uma ambulância. Toledo, porém, não resiste ao ferimento e morre no local.
A advogada contratada pela família do jovem, Adeena J. Weiss-Ortiz, nega que ele estivesse armado. “Os vídeos falam por si. Adam, em seu último segundo de vida, não tinha uma arma em suas mãos. O policial gritou: ‘Mostre suas mãos'”, disse.
Criador de conteúdo, Editor de Vídeos e as vezes comediante Um amante da fotografia e vídeos cômicos Criando a vida dos meus sonhos um dia de cada vez Você não sabe o quanto eu caminhei… Para chegar até aqui…