No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, profissionais da Faar apontam ligação positiva entre saúde mental e atividade física - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quarta, 01 de fevereiro de 2023

Amazonas

No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, profissionais da Faar apontam ligação positiva entre saúde mental e atividade física

Publicado

no

No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, profissionais da Faar apontam ligação positiva entre saúde mental e atividade física

Estimativas mostram que 96% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais

A prática de atividades físicas e esportivas é uma aliada contra os transtornos mentais, que estão entre os principais fatores de risco para o suicídio. Nesta sexta-feira (10/09), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, profissionais da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) apontam que praticar esportes e exercícios físicos contribui para a saúde mental e o bem-estar geral.

“Vários estudos já comprovaram que a prática de atividades físicas alivia o estresse, diminui a ansiedade, melhora o sono, oxigenação cerebral e a capacidade cognitiva. Uma rotina de exercícios auxilia na prevenção, também, da depressão”, aponta a psicóloga da Faar, Themis Cordeiro.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) estimam que 96% dos registros de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. A depressão é associada à maioria dos casos. A cada ano, são registrados cerca de 12 mil suicídios no Brasil. No Amazonas, em média, 115 casos de suicídio são registrados por ano, segundo dados Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

Para a profissional de Educação Física da Faar, Camila Longo, são inúmeros os impactos da prática esportiva para a saúde mental.

“Toda atividade física libera substâncias que trazem sensação de bem-estar e de felicidade. Outro ponto a se considerar é o fator social. Interagir com outras pessoas é muito bom para quem está com problemas de cunho emocional”, assinala.

O aposentado José Nunes utiliza a Vila Olímpica de Manaus, no bairro Dom Pedro, como local para a prática de exercícios físicos. “O melhor que existe é fazer alongamento, caminhada. Numa área aberta, é muito bom. Ruim mesmo é ficar em casa”, afirma.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

A data de 10 de setembro foi instituída como Dia Mundial da Prevenção do Suicídio pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (Iasp), com endosso da Organização Mundial da Saúde (OMS). A iniciativa representa um compromisso global para chamar atenção para prevenção do suicídio.

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Criador de conteúdo, Editor de Vídeos e as vezes comediante Um amante da fotografia e vídeos cômicos Criando a vida dos meus sonhos um dia de cada vez Você não sabe o quanto eu caminhei… Para chegar até aqui…

Agência de Desenvolvimento Sustentável

Facebook

Matrículas 2023 para novos alunos

Matrículas 2023 para novos alunos

Nos Siga no Facebook

Nos siga no Facebook ⤵. Isso é muito importante pra gente 💚

O Trabalho Não Vai Parar

O Trabalho Não Vai Parar!

Governo do Amazonas

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações