Publicado
8 anos atrásno
Por
Jussara Melo
O pedido de manejo foi assinado pela Colônia de Pescadores do Careiro da Várzea (z-53) e encaminhado nesta quarta-feira (21) ao prefeito do município, Ramiro Gonçalves.
Os pescadores reclamam que devido a proibição da caça, o número de jacarés cresceu sem controle nos lagos, igarapés e igapós do Careiro da Várzea. “Hoje temos à solta uma super população de jacarés, causando risco de acidades, e até mortes, envolvendo pescadores”, afirmou o vereador e também presidente da Colônia dos Pescadores do Careiro da Várzea, Valdemiro Falcão.
Na tentativa de resolver o problema, a prefeitura do Careiro, junto com a Colônia dos Pescadores, anunciou que irá contratar uma equipe de biólogos com experiência no estudo de répteis.
“Convidamos os biólogos para produzir um estudo técnico que confirme a necessidade do manejo dos jacarés”, explicou o prefeito Ramiro Gonçalves. “O estudo será encaminhado aos órgãos de proteção ambiental a fim de conseguirmos a licença para o manejo”, acrescentou.
Em 2001, a prefeitura do Careiro da Várzea criou, por meio de decreto municipal, uma área de proteção ambiental (APA) que abrange as localidades Ilha do Careiro e Lago dos Reis.
Na área ficou proibida a caça e pesca, o que segundo os pescadores, contribuiu para o crescimento descontrolado da população de jacarés. “A área serviu como berçário de jacarés, que tinham espaço, proteção e alimento à vontade para procriar”, lembra o vereador Valdemiro.
“Os répteis cresceram e migraram para outras áreas do município, principalmente aquelas ontem trabalham os pescadores”, ressalta.
De acordo com a Colônia dos Pescadores do Careiro, existem no município cerca de dois mil trabalhadores da pesca. Devido o contado quase diário com os répteis, os acidentes têm se tornados frequentes.
Em novembro de 2015, um pescador morreu após ser foi atacado por um jacaré-açu. O caso foi denunciado aos órgãos de proteção ambiental, alertando para o crescimento descontrolado do número de jacarés. “Até agora nada foi feito. Os répteis continuam se reproduzindo e invadindo áreas ontem trabalham dos pescadores”, criticou o vereador Valdemiro.
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
Suspeito de e5tvpr4r e m4t4r pastora no interior do Amazonas é preso
Amazonas é eleito o melhor lugar do mundo para o ecoturismo segundo a conceituada Forbes!
Débora Brasil, Ex-É o Tchan, largou a boquinha da garrafa para ser Missionária e agora dá seu testemunho “o nosso Deus perdoa”
Vídeo mostra jacaré inteiro sendo encontrado dentro cobra maceta
No Careiro, Governador Wilson Lima beneficia associações de produção de orgânicos com equipamentos do kit agroecologia
Corpo de empresário desaparecido é encontrado em barriga de jacaré, no Amazonas