Pesquisa do Butantan antecipa vacinação em Manaus para entender como a vacina reduz casos graves em pessoas com comorbidade - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Amazonas

Pesquisa do Butantan antecipa vacinação em Manaus para entender como a vacina reduz casos graves em pessoas com comorbidade

Publicado

no

Comprometido com a saúde de todos os brasileiros e solidário com a situação da pandemia no Amazonas, o Instituto Butantan enviará, a partir desta quinta (18), 10.156 doses da vacina contra a Covid-19 a Manaus a fim de iniciar um estudo clínico sobre o efeito da imunização em pessoas com comorbidades. Com esse objetivo, profissionais de educação e da segurança pública da rede estadual lotados na capital amazonense, com idade entre 18 e 49 anos, serão vacinados antecipadamente e acompanhados pela equipe de pesquisa.

Pesquisa do Butantan antecipa vacinação em Manaus para entender como a vacina reduz casos graves em pessoas com comorbidade

“O estudo clínico será importantíssimo para responder perguntas científicas que serão válidas para o mundo inteiro sobre o efeito da vacina em pessoas que têm comorbidade”, explicou o diretor-presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas. “Serão selecionados professores e agentes de segurança pública de 18 a 49 anos e será avaliado como essa população se comporta após receber a vacina.” O estudo é uma parceria do Butantan com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o governo do Amazonas, a Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas.

LEIA TAMBÉM  Sucundurí, em Apuí, está em situação de "emergência" pela cheia do rio

Vão participar da pesquisa clínica 10 mil moradores de Manaus: 5 mil vão receber a vacina que está sendo enviada agora, sendo que quem tiver comorbidade comprovada por meio de laudo médico terá sua imunização antecipada; os outros 5 mil farão parte do grupo controle, e serão vacinados de acordo com o plano de imunização do município. Ambas populações serão acompanhadas pela equipe de pesquisa por meio de exames sorológicos.

LEIA TAMBÉM  “Vem Com A Gente" oferece serviços gratuitos para moradores da Zona Norte neste sábado

O objetivo do estudo é identificar se a aplicação da vacina em pessoas que possuem comorbidades vai ter impacto na redução dos casos graves da doença. Manaus oferece um cenário relevante para a pesquisa porque na cidade predomina a variante P.1 do novo coronavírus, que tem transmissibilidade maior do que a cepa original.

LEIA TAMBÉM  Presidente da ALE-AM Josué vota a favor do decreto de reconhecimento à situação de Calamidade Pública de Manaus

A pesquisa vai ser realizada na Escola Normal Superior da UEA. Poderão participar servidores efetivos da UEA, da Secretaria de Educação e Desporto e da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, incluindo policiais militares, civis, bombeiros e funcionários do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

As doses da vacina do Butantan a serem utilizadas no estudo foram doadas pelo Instituto e são exclusivas para pesquisa clínica – ou seja, não fazem parte do total de vacinas a serem fornecidas ao Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Quem quiser participar da pesquisa deve acessar o site www.ipccb.org/covacmanaus, preencher o formulário de cadastro e aceitar o termo de consentimento.

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Continue Lendo
Publicidade Confira as últimas notícias do TCE-AM

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações