Publicado
5 anos atrásno
O Amazonas registrou mais 90 casos de Covid-19 nesta sexta-feira (17/04), totalizando 1.809 casos confirmados do novo coronavírus no estado, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Susam) e pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), em coletiva on-line transmitida pelas redes sociais do Governo do Estado. Também foram confirmados mais 21 óbitos pela doença, elevando para 145 o total de mortes.
Ainda de acordo com o boletim, 1.134 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão em isolamento social ou domiciliar, o que corresponde a 62,69% dos casos confirmados no Amazonas. De ontem para hoje, mais 165 pessoas se recuperaram da doença e estão fora do período de transmissão do vírus, totalizando, agora, 386 recuperados.
Outros 240 testes estão sendo processados no Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen).
Participaram da transmissão ao vivo a secretária da Susam, Simone Papaiz, e a diretora-presidente da FVS, Rosemary Pinto. Na ocasião, Rosemary Pinto apresentou gráficos que comprovam a velocidade com a qual o vírus se propaga, ressaltando a importância do distanciamento social, para reduzir a proliferação.
“A partir do dia 3 de abril, nós temos uma curva ascendente, que resultou, hoje, em 1.809 casos. O gráfico demonstra que, nos primeiros dez dias, nós tínhamos 26 casos. Quando chegamos a 20 dias, passamos a ter 200 casos e, no trigésimo dia, nós chegamos a 1.049 casos. Portanto, em trinta dias nós saímos de um caso para 1.049 casos. Entre 20 e 30 dias nós tivemos um aumento de cinco vezes o número de casos, num período muito curto de tempo”, observou a diretora-presidente da FVS.
Ela ressaltou que, somente na semana passada, foram 739 casos e, no último dia 14, foram 209 casos com 19 óbitos, o dia, até hoje, com maior número de casos. “Esse gráfico demonstra, portanto, a velocidade da disseminação do vírus. O quão rápido o vírus está passando de uma pessoa para outra, afetando um número maior de pessoas e, inclusive, causando um impacto severo que se exprime na forma das pessoas que estão na Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e nas pessoas que, infelizmente, estão indo a óbito”, alertou Rosemary Pinto.
Outro gráfico mostrou que o todos os bairros de Manaus já apresentam casos do novo coronavírus. A capital concentra 1.531 casos do total de 1.809. “Como vocês podem observar, nós temos concentração de casos no Alvorada, no Parque Dez, na Cidade Nova. Nós vemos também aquilo que eu falei já há algumas semanas, da nossa grande preocupação com a disseminação do vírus pelas zonas norte e leste da cidade. Já estamos começando a ver isso, inclusive com o aumento de atendimento expressivo em todas as unidades de saúde que atendem essas regiões da cidade, a exemplo do Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio e do Hospital Platão Araújo, que atende parte da zona norte e parte da zona leste”, observou Rosemary.
Internações – Entre os casos confirmados de Covid-19, há 144 pacientes internados, sendo 57 em leitos clínicos (23 na rede privada e 34 na rede pública) e 87 em UTI (43 na rede privada e 44 na rede pública).
Há ainda outros 548 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 417 estão em leitos clínicos (182 na rede privada e 235 na rede pública) e 131 estão em UTI (56 na rede privada e 75 na rede pública).
Municípios – Dos 1.809 casos confirmados no Amazonas até esta sexta-feira (17/04), 1.531 são de Manaus e 278 do interior do estado.
Além da capital, 22 municípios já têm casos confirmados: Manacapuru (159), Iranduba (18), Itacoatiara (17), Tonantins (12), Parintins (11), Santo Antônio do Içá (11), São Paulo de Olivença (11), Careiro Castanho (6), Presidente Figueiredo (6), Anori (4); Careiro da Várzea, Maués, Tabatinga e Tefé tem 3 casos cada; Coari, Lábrea e Novo Airão tem 2 casos cada; e Anamã, Boca do Acre, Carauari, Jutaí e Manicoré tem um caso confirmado, cada.
Óbitos – Nas últimas 24 horas, mais 21 óbitos que estavam em investigação foram confirmados tendo coronavírus como causa. Ao todo, são 145 mortes em todo o estado. A maioria dos óbitos (127) é de pacientes de Manaus.
Os municípios com óbitos confirmados até o momento são: Manacapuru (6), Iranduba (3), Parintins (3), Itacoatiara (1), Careiro Castanho (1), Tefé (1), Novo Airão (1), Carauari (1) e Manicoré (1); totalizando 18 mortes por Covid-19 entre pacientes do interior.
Outros 34 óbitos notificados seguem em investigação pelo Laboratório Central (Lacen).
Mais informações podem ser encontradas nos sites www.coronavirus.amazonas.am.gov.br e www.saude.am.gov.br/painel/corona.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Vacinação mudou o perfil de internados e mortos pela Covid-19 no Brasil, aponta estudo
29 municípios no Amazonas zeram internações por Covid-19 nesta segunda-feira(7)
Pesquisa investiga por que algumas pessoas são resistentes ao coronavírus
Primeira criança vacinada contra o Covid-19 é um indígena de 8 anos
Amazonas registra 172 novos casos de Covid nas últimas 24 horas
Primeiro caso da variante ômicron é confirmado em Manaus