Home Entretenimento Curiosidades Por que bebidas rosas fazem as pessoas correr mais rápido? Descoberta bizarra sugere um motivo

Por que bebidas rosas fazem as pessoas correr mais rápido? Descoberta bizarra sugere um motivo

2 minutos lido
21

As bebidas cor de rosa, por mais estranho que pareça, podem estar relacionadas com um melhor desempenho na hora da corrida. Segundo um novo estudo, os cientistas descobriram que os corredores que enxaguavam a boca com uma solução líquida cor de rosa, em comparação com a transparente com o mesmo sabor, corriam por mais tempo e com uma velocidade média mais rápida. Além disso, eles também tinham uma experiência de corrida mais agradável.

“Adicionar um corante rosa a uma solução adoçada artificialmente não só aumentou a percepção de doçura, mas também aumentou a sensação de prazer, a velocidade de corrida selecionada e a distância percorrida durante uma corrida”, explicou o nutricionista de desempenho Sanjoy Deb da Universidade de Westminster no Reino Unido.

O Estudo

Mas existem algumas ressalvas. Esse estudo foi pequeno e feito com somente 10 pessoas. Além disso, assim como em qualquer experimento desse jeito, tudo o que os pesquisadores descobriram foi uma associação com a bebida rosa e não uma confirmação científica definitiva.

Com isso em mente, os resultados certamente são sugestivos de que as bebidas cor de rosa podem estar fazendo uma diferença bastante significativa no desempenho geral das pessoas na hora de correr.

Como isso acontece? Segundo os pesquisadores, as respostas tem a ver com a maneira que o nosso sistema responde à ingestão de energia durante o exercício. Mesmo que essa ingestão seja apenas de uma energia percebida.

Outros estudos anteriores tinham mostrado que o desempenho em esportes, como corrida e ciclismo, parecia ter melhorado quando as pessoas usaram enxaguantes bucais com carboidratos. Ele deu um estímulo para as áreas do cérebro que são envolvidas com a produção motora e funções do sistema de recompensa. Esses efeitos podem fazer com que o exercício seja, ao mesmo tempo, mais prazeroso e menos cansativo.

Outra substância que pode melhorar o desempenho físico é a cafeína. Contudo, os mesmos tipos de benefício podem ser conseguidos sem ter que realmente consumir energia estimulantes.

Bebida cor de rosa

Quanto a relação com a cor rosa em específico os pesquisadores a escolheram com base nas pesquisas anteriores que mostraram que as pessoas costumam associar a cor com doçura.

“Embora possa não haver uma ligação imediata entre a cor da bebida, percepção do sabor e desempenho nutricional, se a cor rosa estiver associada à doçura percebida e, portanto, às expectativas de ingestão de açúcar / carboidratos, pode ser plausível que o fornecimento de um enxaguante bucal rosa durante o exercício pode provocar uma ergogênico, semelhante para melhorar o desempenho benefício, ao de lavagem de boca de carboidratos através de um efeito placebo potencial”, escreveram os pesquisadores.

“Um aumento na sensação de prazer também foi relatado durante o exercício na condição de enxágue bucal rosa, um mecanismo psicofisiológico potencial que pode ter sustentado a melhora de desempenho relatada”, continuaram.

O resultado é bastante fascinante, e os pesquisadores dizem que ele merece ser investigado mais profundamente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Fatos Desconhecidos

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Alessandro Nuñes
Carregar Mais Em Curiosidades

Leia Também

Conheça Luna, a bebê que não fica feliz em nenhuma foto

Luna só tem duas semanas de vida e já cansou disso aqui. Eu te entendo, Luna, Eu te entend…