Prefeitura reforça prevenção às hepatites virais com ações da campanha Julho Amarelo em Manaus - No Amazonas é Assim
Se Conecte Conosco
Manaus, AM, sábado, 25 de julho de 2026

Manaus

Prefeitura reforça prevenção às hepatites virais com ações da campanha Julho Amarelo em Manaus

Publicado há

em

julho amarelo (3)

A Prefeitura de Manaus deu início, nesta quinta-feira (17), à programação da campanha Julho Amarelo, voltada à prevenção, conscientização e diagnóstico precoce das hepatites virais. A abertura foi realizada na Unidade de Saúde da Família (USF) Megumo Kado, no bairro Educandos, zona Sul, com oferta gratuita de testes rápidos para hepatites B e C, HIV e sífilis por meio da Unidade Móvel de Testagem.

A mobilização segue ao longo de todo o mês de julho em unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em alusão ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho.

julho amarelo (5)

Fotos – Dayse Bezerra/Semsa

Campanha busca ampliar o diagnóstico precoce

Durante a abertura da campanha, a diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da Saúde do Trabalhador (Dvae/Semsa), Marinélia Ferreira, destacou que as hepatites virais costumam evoluir de forma silenciosa, o que reforça a importância da testagem regular.

Segundo a enfermeira, muitas pessoas convivem com a doença durante anos sem apresentar sintomas, o que pode atrasar o tratamento e favorecer o desenvolvimento de complicações graves, como cirrose e câncer de fígado.

Por isso, a Semsa intensificou a oferta de testes rápidos em cerca de 200 unidades de saúde da capital e orienta que a população realize o exame pelo menos uma vez por ano.

Manaus registra 143 casos em 2025

Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que, entre janeiro e 10 de julho deste ano, Manaus registrou 143 novos casos de hepatites virais.

Desse total, um caso foi de hepatite A, 83 de hepatite B, 52 de hepatite C e seis de hepatite D.

Advertisement
Inscreva-se em nosso canal no Youtube : No Amazonas é ASsim

Inscreva-se em nosso canal no Youtube : No Amazonas é Assim

As hepatites são infecções que atingem o fígado e podem ser causadas pelos vírus A, B, C, D e E. No Brasil, os tipos A, B e C são os mais frequentes.

Prevenção inclui vacinação e uso de preservativos

A chefe do Núcleo de Controle de HIV/Aids, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Hepatites Virais da Semsa, Thayná Saraiva, explica que a prevenção ocorre durante todo o ano por meio de diferentes serviços oferecidos gratuitamente pela rede municipal.

Entre as ações estão a distribuição de preservativos masculinos e femininos, vacinação contra as hepatites A e B, testagem rápida e atividades de educação em saúde.

Durante o Julho Amarelo, a programação também prevê blitzes educativas em consultórios odontológicos até o fim do mês, orientando profissionais e usuários sobre medidas de prevenção e a correta esterilização de instrumentos.

Vacinas estão disponíveis na rede municipal

A imunização contra a hepatite A é oferecida para crianças aos 15 meses de idade, conforme o calendário nacional de vacinação, além de usuários da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP).

Já a vacina contra a hepatite B é aplicada ainda na maternidade, juntamente com a BCG, e o esquema vacinal é complementado aos dois, quatro e seis meses de vida.

Segundo a gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, a vacina também está disponível para pessoas de todas as faixas etárias nas unidades de saúde e protege, indiretamente, contra a hepatite D, vírus que depende da infecção pelo tipo B para se desenvolver.

Advertisement
Inscreva-se em nosso canal no Youtube : No Amazonas é ASsim

Inscreva-se em nosso canal no Youtube : No Amazonas é Assim

Atenção aos sintomas

Embora muitas vezes não apresentem sinais no início da infecção, as hepatites virais podem causar sintomas como cansaço, febre, enjoos, vômitos, dor abdominal, urina escura, fezes claras e pele ou olhos amarelados.

A orientação é que pessoas com esses sintomas ou que tenham se exposto a situações de risco procurem uma unidade de saúde para avaliação e realização dos exames.

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Youtube – No Amazonas é Assim

Canal Youtube No Amazonas é Assim

Canal Youtube No Amazonas é Assim

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Lendas Amazônicas, Lendas Urbanas e Lendas Folclóricas

Lendas Amazônicas, Lendas Urbanas e Lendas Folclóricas

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações