Publicado
2 anos atrásno
Desde que foi eleito Presidente da Federação Amazonense de Futebol, o deputado estadual Rozenha tem mostrado competência e regionalizado a Federação. A primeira parte do rebrand foi considerar que “A Floresta Agora é a Bola da Vez”.
Assim, para a premiação, trouxeram troféus artesanais e medalhas, confeccionadas por povos originários do Amazonas.
Todas as medalhas para campeão e vice eram de madeira e sementes de açaí e também foram confeccionadas por artesãs indígenas de duas associações. A FAF justificou que preferiu não ter os símbolos de prata ou ouro nas medalhas para não representar a mineração ilegal na Amazônia.
A 107ª edição do Campeonato Amazonense de Futebol Profissional Série A chegou ao fim, com o Amazonas Futebol Clube levantando a taça de campeão pela primeira vez na história. A equipe aurinegra venceu o Manauara EC por 1 a 0, com gol de Luan.
Na entrega da premiação aos jogadores, além do Presidente da FAF estava também Armando Mendes, filho do ex-tudão do Amazonas, Amazonino Mendes para parabenizar os jogadores e entregar os troféus que levaram o nome do seu pai.
Com a temática ambiental, foram confeccionados por artistas locais e com homenagem ao ex-governador Amazonino Mendes, que faleceu neste ano.
O troféu de campeão e vice, chamado de Amazonino Mendes, tiveram a assinatura da artista indígena Thaís Kokama. Ele foi confeccionado com refugos de madeiras de estaleiros e de queimadas. De acordo com a FAF, a temática tem como objetivo a valorização dos povos originários.
O nome dos troféus de campeão e vice é uma homenagem ao ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes, que faleceu no dia 12 de fevereiro de 2023, aos 83 anos. O político que nasceu no município do interior do Amazonas, Eirunepé (1.159 quilômetros de Manaus) ficou conhecido por ser um líder nato, carismático, visionário e amigo leal. Deixou seu legado histórico na política amazonense, onde cumpriu quatro mandatos como chefe do Executivo Estadual, três vezes prefeito de Manaus e Senador da República por uma vez. Um incentivador do esporte local, ele fez, dentre outras ações, a reforma do estádio Vivaldo Lima, que trouxe inúmeros benefícios ao futebol baré
Logo aos 6 minutos do primeiro tempo, Alison balançou as redes para o Amazonas, mas o assistente assinalou impedimento. A Onça teve mais volume de jogo, trabalhando os pontas Miliano e DG. Às vezes que o Manauara chegava ao ataque, era tentando encaixar jogadas aéreas.
Para segunda etapa o Robô voltou melhor, pressionando mais. Aos 16, Iury Tanque, de bicicleta, carimbou o travessão. Mas aos 27, Tavares acionou Ruan pela direita, que cruzou para Luan completar e sacramentar o primeiro título estadual aurinegro.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Roberto Cidade lidera Sessão Especial em homenagem ao Dia do Líder Comunitário, reunindo mil representantes da classe
Jô, do Amazonas FC, acaba de ser preso antes da partida da Série B contra o Ponte Preta em São Paulo!
Ex-Panicat Mulher Samambaia, esposa do Dentinho, posta foto com o manto do Amazonas FC
Manaus FC vence o Amazonas FC nos pênaltis e torna-se hexacampeão amazonense
Parintins avança com vitória épica sobre o Amazonas nas semifinais do Campeonato Amazonense 2024
Que venha o Campeão da Série C! Parintins está pronto para enfrentar o Amazonas em Manacapuru !