Uma das mais deliciosas frutas amazônicas é o abiu, aliás, o abiu existe muito antes da chegada dos colonizadores europeus no século XVI. O abieiro (Pouteria caimito) é retratado em várias obras utilizadas como registro de missionários, naturalistas e viajantes que percorreram a Amazônia nos períodos colonial, imperial e nas primeiras décadas da República.
O fruto é muito conhecido popularmente por “grudar a boca” e bastante cultivado em quintais, pomares e jardins.
Saiba a melhor época pra comer abiu no Amazonas / Foto:Thinkstock
Contudo, o abiu passou a perder espaço no mercado consumidor a partir de meados dos anos 1960, período em que era uma das frutas mais comuns no Estado do Pará e, por isso, também ficou conhecido como abiu-do-pará. O aumento do comércio de frutas de outras regiões do Brasil e oriundas de diferentes países e a falta de pesquisas em melhoramento genético, controle de pragas e conservação pós-colheita contribuíram para reduzir a competitividade do fruto do abieiro, também chamado de abiu-agulha no caso dos tipos com extremidade pontiaguda comprida.
O abieiro é uma árvore lactescente de porte médio, podendo alcançar até 20 metros de altura. O abiu floresce nos meses de agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro e janeiro do ano seguinte.
Saiba a melhor época pra comer abiu no Amazonas / foto : Divulgação