Em busca do gigante tucunaré-açu, que pode chegar a um metro de comprimento, os amantes da pesca esportiva se reuniram nos dias 21, 22 e 23 de outubro no 2º Torneio de Pesca Esportiva que fez parte da programação da XX Festa do Tucunaré, realizada no município de São Sebastião do Uatumã-AM (distante 260 km de Manaus), para tentar fisgar o maior peixe do dia e levar para casa um carro 0km como prêmio.
No total, 87 equipes se inscreveram e partiram às 6h do porto do bairro São Francisco para capturar e registrar o maior tucunaré. A equipe Cordeiro e Suzin da cidade de Antônio Prado (RS) conseguiu um peixe medindo 71 centímetros, superou o tamanho do ano anterior e faturou o prêmio. O maior tucunaré-açu já registrado oficialmente pesava 13 quilos, media 94 centímetros, foi fisgado em 2010, em Santa Izabel do Rio Negro-AM e teve certificação da Associação Internacional de Pesca Esportiva (IGFA), com sede nos Estados Unidos.
Na cerimônia de premiação, o prefeito do Uatumã, Jander Barreto, agradeceu ao Governo do Estado do Amazonas pelo investimento para a realização do evento tradicional do município, mas que ficou sete anos sem acontecer em gestões anteriores e parabenizou a equipe vencedora do torneio.
“Meu agradecimento vai a todos que colaboraram para que nosso evento acontecesse, principalmente ao Governo do Estado do Amazonas, na pessoa do Excelentíssimo Governador Wilson Lima, que demonstrou mais uma vez, ter um grande carinho pela nossa terra. Por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, ele disponibilizou tudo o que precisávamos para resgatar a Festa do Tucunaré e realizar o 2º Torneio de Pesca Esportiva. Foi um sucesso, tanto para os moradores quanto para nossos turistas, inclusive, foi uma equipe de fora que faturou o prêmio, um carro 0 km. Nossos parabéns aos vencedores que vieram de longe nos prestigiar. Sejam sempre muito bem-vindos”, declarou.
Na praia, os moradores dividiam espaço com centenas de turistas que, assim como o prefeito uatumãense, foram surpreendidos com a declaração de um dos integrantes da equipe vencedora do torneio de pesca.
Torneio de Pescaria em São Sebastião do Uatumã / Foto: Milly Barreto
“Quero cumprimentar o prefeito, Jander Barreto, o vice-prefeito, Jacaré, a secretária de Turismo e Cultura que está fazendo um belo trabalho. Nós viemos para o período de pesca esportiva como fazemos há oito anos. Sempre viajamos com uma agência de viagem e este ano quebramos o protocolo para participar do torneio e, claro, também ajudar o município que sempre nos acolhe com tanto carinho. Somos 16 pescadores esportistas e, a partir deste momento, também seremos 16 embaixadores de São Sebastião do Uatumã em nossa região, pela proteção do meio ambiente e do tucunaré-açu. Nós também somos de uma cidade turística, Antônio Prado, a cidade mais italiana do Brasil e também trabalhamos com turismo como fonte de renda e queremos estar aqui no próximo ano”, garantiu o prefeito, Roberto Dalle Molle.
A gestão municipal acredita no potencial do turismo local, tanto que São Sebastião do Uatumã atualmente está no Mapa Nacional do Turismo e o evento foi uma das formas que o prefeito e seu secretariado encontraram para gerar emprego e movimentar a economia local.
“Nosso município tem um potencial turístico gigantesco e nós acreditamos que essa é uma das formas para gerar emprego e movimentar a economia. Por isso, também agradeço a cada vendedor de pequeno, médio e o grande empreendedor, seja a senhora do dindin, o mototaxista, tricicleiro, as bancas de churrasco e de refeições típicas ou até mesmo aquele que resolveu gerar uma renda extra. Esse é o nosso objetivo, fomentar a economia para que todos tenham a oportunidade de levar comida à mesa de suas famílias”, ressaltou.
A prefeitura disponibilizou, além dos hotéis da cidade, casas dos moradores, previamente cadastrados, para hospedagem durante os dias do evento. Também foram contratados seguranças locais para fiscalizar e manter a organização da festa.
Atrações
O anúncio do vencedor da pesca esportiva é um dos momentos mais esperados do evento, mas a escolha da Garota Tucunaré também movimenta a cidade e divide a plateia nas praias uatumãenses. Em 2022, a jovem, Larissa Cruz de Oliveira, 24, foi eleita, e como prêmio, além do valor R$ 3 mil, ela terá um ano de contrato de trabalho pela Prefeitura Municipal de São Sebastião do Uatumã. Bandas locais, além do cantor de toadas, Sebastião Júnior e a Banda Rabo de Vaca, deram um show à parte no palco da festa.
Diversas modalidades esportivas foram disputadas, como vôlei de praia, futevôlei, beach soccer e natação, masculino e feminino. Ao final do evento, todos foram premiados.
Futevolei de Areia em São Sebastião do Uatumã / Foto: Milly Barreto
Vôlei de Praia em São Sebastião do Uatumã / Foto: Milly Barreto
Eventos uatumãenses
Além do Torneio de Pesca Esportiva, Festa do Tucunaré e a Festa do Padroeiro, recentemente entrou no calendário de eventos municipais, a Feira Agropecuária, a ExpoUatumã, que é uma competição de corridas de cavalo realizada no mês de agosto, com o objetivo de fomentar o setor primário e o setor pecuarista. Em 2022, a gestão municipal investiu e o Uatumã tem a pista de corrida de 300 metros, considerada a mais bonita do Norte e Nordeste, motivo de orgulho para o povo uatumãense.
Premiação em São Sebastião do Uatumã / Foto: Milly Barreto