Taxa de transmissão do coronavírus no Amazonas começa a desacelerar. A situação no Estado ainda é de alerta. - No Amazonas é Assim
Connect with us
Manaus, AM, terça, 13 de maio de 2025

Amazonas

Taxa de transmissão do coronavírus no Amazonas começa a desacelerar. A situação no Estado ainda é de alerta.

Publicado

em

A taxa de transmissibilidade do novo coronavírus (RT), no Amazonas, apresentou desaceleração nas últimas semanas, passando de 1,30 para 1,10, uma queda de 15,3%. Significa dizer que cada 100 pessoas transmitem para 110 e não mais para 130, explicou o diretor-presidente em exercício da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Cristiano Fernandes da Costa.

Cristiano Fernandes – FVS

O dado foi apresentado durante transmissão ao vivo, exibida nas redes sociais do Governo do Amazonas. Cristiano reforçou que a situação no estado ainda é de alerta.

“A transmissão ainda é elevada, não muda nossas recomendações, a fase (roxa), no sentido das medidas de controle, ainda preocupa. No entanto a gente tem avaliado esses dados semanalmente, com as médias móveis, que são outro instrumento importante de avaliação”, observou Cristiano Fernandes.

“Isso é padronizado para o Brasil todo, então nós estamos falando dos mesmos indicadores que são, inclusive, recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS); e mostram que o Amazonas está com uma tendência de desaceleração e estabilidade. No entanto, pelo volume de casos que nós tivemos, ainda é precoce avaliarmos tendência. Mas é importante reforçar que essa estabilidade já nos permite fazer algumas afirmações e avaliações”, acrescentou o diretor-presidente em exercício da FVS.

A desaceleração é fruto de uma combinação de fatores, que inclui a restrição de circulação de pessoas no Estado, a suspensão temporária das atividades comerciais não essenciais, o aumento dos índices de isolamento, entre outros. Parte das medidas foi adotada via decreto governamental.

Há duas semanas, o Estado aparecia em primeiro no ranking brasileiro no que diz respeito à taxa de transmissibilidade. Atualmente, está em quinto entre as unidades federativas. O percentual de letalidade, que considera o número de mortes sobre o de casos diagnosticados da Covid-19, também apresentou retração no quadro geral, passando de primeiro para terceiro entre as unidades da federação.

Apesar da desaceleração, Cristiano destaca que a velocidade de transmissão no Estado continua elevada e requer a manutenção dos cuidados recomendados. Entre eles, o do distanciamento social.

“As recomendações são as mesmas, principalmente uso de máscaras, higienização das mãos, evitar locais com aglomeração. E mesmo as pessoas que receberam a vacina devem manter a adoção dessas medidas. São medidas necessárias para que a gente possa, de fato, garantir o caminho correto no sentido de combate à doença”, alertou.

Taxa de transmissão do coronavírus no Amazonas apresenta desaceleração

Deixe seu comentário aqui embaixo ?...

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Curta a gente no Facebook

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações