Um dos pratos mais típicos do Amazonas são as caldeiradas de peixe. Basicamente para se fazer uma caldeirada você precisa pegar essas jóias dos rios e mergulhá-las numa caldeira e adicionar verduras e temperos de acordo com a espécie do peixe. As caldeiradas mais populares no Amazonas são : Caldeirada de Tambaqui, Caldeirada de Tucunaré, Caldeirada de Bodó, Caldeirada de Tamuatá, para citar algumas.
O peixe bodó, também conhecido como Acari-Bodó, é uma dessas delícias que dá pra ser consumida como caldeirada e evoluiu tanto seu preparo que hoje tornou-se um prato típico na Amazônia. O seu sabor é uma delícia da culinária amazonense, que é fortemente influenciada pela culinária indígena original.
Muita gente se assusta ao olhar a aparência do bodó, pois é ele é um peixe de aspecto pré-histórico, cascudo. Feio de aparência, mas delicioso de paladar.
De carne consistente, cheiro forte e altamente perecível, o bodó precisa ser preparado imediatamente após seu abate.
A caldeirada de bodó segue basicamente o tradicional de uma caldeirada amazonense típica.
Vídeo : Caldeirada de Bodó de dar água na boca!
Além, lógico, do peixe, vai batata portuguesa, ovos, tomate, cebola, cheiro verde, pimenta-de-cheiro, limão, pimentão, chicória, azeite português, alho, vinagre, pimenta-do-reino, sal e colorau.
Serve-se com arroz branco e pirão. E, muito importante, pimenta murupi pra esmagar no canto do prato.
Tá pronta uma mesa pra matar um amazonense de tanto comer.
Aqui você pode aprender a fazer uma deliciosa caldeirada de bodó de forma fácil e simples.
Abaixo para você ter uma ideia de como essa delícia fica quando está pronta. Confira o vídeo e amazone-se.