O Ministério do Trabalho e da Previdência anunciou na página oficial, a inclusão de 22 novas ocupações na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), passando a 2.269 profissões devidamente reconhecidas no Brasil. Além de skatista profissional e obstetriz, mais uma delas se destaca: o sommelier.
Com certeza você já deve ter escutado algo sobre essa profissão, mas você sabe o que de fato faz um sommelier ou como se tornar um? Não? Então veja aqui curiosidades e dicas de como transformar a paixão por vinhos em um negócio lucrativo e prazeroso, ao se tornar um profissional sommelier!
O que é um sommelier
palavra sommelier tem origem na França e relaciona-se com uma profissão do passado. Antigamente esse profissional era o responsável por trazer as cargas de vinhos para os reinos e por provar a bebida antes dos reis, para mostrar que era de boa qualidade e provar que não estava envenenada.
Atualmente, um profissional de sommelier é responsável por cuidar de toda cartela de bebidas de bares, restaurantes, lojas especializadas e importadoras, sendo elas uísques, vinhos e até cervejas.
Porém, é especialmente conhecida por encarregar-se dos vinhos dos restaurantes, ao qual é bastante requisitado para trabalhar nos principais nomes do mercado.
Com a evolução da profissão encontramos também sommelier de cachaça, saquê, cerveja, bourbons e uísques, sendo o responsável por todo o processo dessa bebida até ser servida ao cliente ou seja a escolha, compra, recebimento, guarda e prova.
Uma das atribuições de um sommelier, além da venda dos produtos, é também de encantar os clientes, agregar valor ao que está sendo apresentado, entender os gostos de quem vai adquirir a bebida, o paladar de cada um e indicar o vinho certo para cada refeição.
Como se tornar um sommelier?
Para se tornar um bom sommelier, é necessário estudo e investimento financeiro. Existem cursos profissionalizantes como:
- ABS (Associação Brasileira de Sommelier), onde aborda temas como os fundamentos do vinho, conhecimento sobre prestação de serviço e países;
- ISG (International Sommelier Guild), que é indicado para quem procura por uma carreira de alto nível;
- SENAC, onde é possível encontrar cursos de sommelier com carga horária variada, de acordo com o que você busca
- Cursos particulares oferecidos por profissionais da área e fora do país também.
Também é muito indicado ter um segundo idioma como o inglês, tanto para atender melhor turistas quanto para uma carreira fora do Brasil.
A remuneração de um profissional de sommelier varia de acordo com o grau de formação, especialização e experiência, mas pode iniciar com R$1.200,00 e chegar até R$5.000,00. Esse valor pode ser até 4 vezes maior, se o trabalho for fora do país.
E aí? Ficou interessado em se tornar um sommelier? Com essas dicas ficou mais fácil de saber por onde começar! Aproveita!
Foto : Divulgação Pexels