E agora a tarde (20) o Governo afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDBB), recebeu um baculejo da Polícia Federal. Além do Ibaneis Rocha, a Polícia Federal está cumprindo neste momento cinco mandados de busca e apreensão. Outro nome forte é o ex-secretário executivo de Segurança Pública do DF Fernando de Souza Oliveira.
Os dois são investigados no inquérito do Ministério Público Federal que apura a conduta de autoridades que teriam se omitido nos atos golpistas do último dia 8. O pedido de buscas partiu do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos da PGR e foi autorizado pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.
O objetivo é recolher evidências que ajudem a esclarecer se as autoridades realmente deixaram de tomar providências efetivas para evitar a invasão às sedes dos Três Poderes. Os mandados são cumpridos no Palácio do Buriti, sede do governo em Brasília, no escritório de advocacia e na casa do governador afastado, na Secretaria de Segurança Pública e na residência do ex-secretário da pasta.
A defesa de Ibaneis Rocha informou que as buscas serão “a prova definitiva da inocência” do ex-governador. Afirmou ainda que a decisão de busca é “inesperada” e que ele sempre agiu de “maneira colaborativa” diante da investigação.
Polícia Federal dá baculejo na casa do Ibaneis!