Publicado
5 anos atrásno
Você já parou para se perguntar quem são as pessoas que mais assistem Reality Show no Brasil? Público alvo, faixa etária, quantos realities já ocorreram, quantos jogadores já morreram, enfim, existe todo um mundo paralelo que faz parte da vida do brasileiro chamado Reality Show.
Quando se fala em reality show, a gente não tem dimensão de quantos já existiram, mas hoje estão catalogados mais de 70 Reality Show Brasileiros. Aliás, quando se fala em Reality Show muito provavelmente o primeiro programa que vem à cabeça seja o Big Brother Brasil. O Grande Irmão é sem dúvida o mais antigo do gênero e foi desenvolvido pela produtora holandesa Endemol em 1999, o formato já foi replicado em 54 países e conta com um total de 448 temporada até o momento. No Brasil, por exemplo, já está na 20ª temporada.
Existem reality de todas as formas para todos os gostos. Para quem se candidata, o discurso é sempre de dar um giro radical em suas vidas; para quem assiste, é um mecanismo de projeção, de conexão e de identificação com os participantes. Por isso existem reality de cantores (The Voice Brasil, The Four Brasil), de convivências (Big Brother Brasil, A Fazenda), de MMA (The Ultimate Fighter: Brasil), de Ex-namorados (De Férias com o Ex Brasil, de mulheres (Casa Bonita), de negócios (Shark Tank Brasil), de cozinheiros (MasterChef Brasil) e etc.
Porém, o que faz as pessoas admirarem um jogador e até morrerem de amor? Será que é um desejo oculto que as pessoas têm em tomar conta da vida dos outros? E apenas através da observação se dedicar àquela pessoa de cabeça. Ao contrário dos jogadores, eles não fazem ideia do tamanho da aceitação do público pelas suas atitudes e dependendo de quem seja, eles podem até sair com uma reputação muito pior do que quando entraram, que talvez, fossem conhecidos apenas localmente.
Talvez o que mais atraia a atenção das pessoas são as emoções vividas pelos jogadores e como aquilo se assemelha à ela. O reality é feito com pessoas ditas normais e deixa a pessoa totalmente exposta. Aquilo que antes só era visto por algumas pessoas, de repente, toma uma proporção nacional. O espetáculo não está na atipicidade das câmeras que filmam os participantes, mas sim nos romances, diálogos, brigas e situações cotidianas observadas pelo público. A própria vida em si – mesmo que em um ambiente artificialmente montado – é o show da vida.
Lá em 2015, o Instituto Ipsos realizou uma pesquisa para entender o perfil do público que mais assiste reality shows no Brasil. O levantamento foi feito com milhares de pessoas de todas as classes sociais, de diferentes idades e de todas as regiões brasileiras.
Você deve imaginar o público alvo que assiste a realities, mas talvez não com riquezas de detalhes como este infográfico traz.
De acordo com o infográfico produzido pelo time de conteúdo da Betway, site de roleta online, entre o principal público consumidor de Reality estão as mulheres, com 61% enquanto os homens são 39% do público alvo. Um outro fator curioso é a faixa etária consumidora.
A faixa etária principal ainda é de jovens entre 25 e 34 anos com 24%, logo atrás, acredite se quiser, são os pré-adolescentes e adolescentes, com a faixa etária de 10 a 17 anos que são responsáveis por 22%. E o terceiro principal grupo são as pessoas mais maduras, de 35 a 44 anos que são 21% que assistem.
Sobre a classe social, é a Classe C, isso significa que são considerados membros da classe baixa, com renda familiar mensal entre R$ 1.446,24 e R$ 4. 427,35, mas pode variar. A Classe C é responsável por 52% da audiência. Em seguida, vem as pessoas da Classe B com 32%.
Um outro dado levantado no infográfico são as principais cidades brasileiras que consomem esse estilo de entretenimento. As top 5 cidades que mais assistem à Reality Shows são Distrito Federal 28%, Salvador 21%, São Paulo 20%, Recife 18% e Fortaleza 17%.
Confira o infográfico:
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Após coceira insistente no shibil, Raquel Brito acaba eliminada do reality “A Fazenda 16”
Marciele Albuquerque, Cunhã Poranga do Caprichoso, poderá estar em A Fazenda 16!
Rivalidade de Cunhãs : A Verdade por Trás da Polêmica “Marciele Mãe da Isabelle”
VIVA O BOI DE PARINTINS! Caprichoso e Garantido levarão o “Festival de Parintins” para todo o Brasil no BBB24
“Me desperta gatilhos”: afinal, o que são os gatilhos psicológicos que Wanessa Camargo fala no BBB e como eles impactam a saúde mental?
Davi estava decidido a desistir, porém uma pessoa o fez mudar de opinião! Ouça a conversa!