No Dia Internacional da Síndrome de Down, o presidente da Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Álvaro Campelo (PP), subiu à tribuna da Casa, nesta quinta-feira (21), para reforçar a proposta de criação do Centro Integrado de Apoio à Criança e ao Adolescente (CICA) no Estado.
O parlamentar Progressista comentou ainda sobre um caso de estupro de vulnerável cometido contra uma bebê com Síndrome de Down em Manaus. / Foto: Augusto Ferreira
Segundo o deputado, a proposta já foi protocolada junto à Mesa Diretora da Aleam, indicando ao Governo do Estado que tome as medidas necessárias para a criação do Centro. “Proponho a iniciativa no sentido de que seja incluída como uma política de governo. Este espaço será de fundamental importância para o apoio às crianças e adolescentes, vítimas de violência sexual”, disse Campelo.
Entre os serviços propostos ao ‘Centro Integrado’ estão o apoio direto do Judiciário, assistência social, segurança pública e perícia médica, bem como a otimização do processo, evitando que pais e responsáveis se desloquem para diversos lugares em busca de atendimento às ocorrências.
Foto: Augusto Ferreira
O parlamentar Progressista comentou ainda sobre um caso de estupro de vulnerável cometido contra uma bebê com Síndrome de Down em Manaus. A vítima tinha apenas um ano e um mês. “Peço Justiça máxima e absoluta. Que essa investigação seja célere e que esse criminoso esteja atrás das grades o mais breve possível. Coloco meu mandato à disposição para que essas pessoas, que tenham algum tipo deficiência, sejam respeitadas, valorizadas e acolhidas por todos nós”, finalizou Campelo.
*Com informações de assessoria