Home Notícias Manaus Prefeitura e TCE-AM realizam passeio com alunos para celebrar ações do ‘Ouvidoria Estudantil 2021’

Prefeitura e TCE-AM realizam passeio com alunos para celebrar ações do ‘Ouvidoria Estudantil 2021’

3 minutos tu consegue ler tudo sem se agoniar
33
Fotos – Eliton Santos/ Semed

A Prefeitura de Manaus, em parceria com o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), realizou, nesta terça-feira, 30/11, um passeio a bordo do Amazon Bus com os alunos-ouvidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para encerrar as ações do projeto “Ouvidoria Estudantil” deste ano. O trajeto iniciou na sede secretaria, na zona Centro-Sul, e percorreu alguns pontos turísticos, como a Arena da Amazônia, complexo turístico Ponta Negra, ponte Jornalista Phelippe Daou, centro histórico, e foi concluído com a visitação guiada ao Teatro Amazonas.

Aproximadamente 50 estudantes, acompanhados por professores, participaram do passeio, que foi a premiação do “Concurso de Vídeo”, promovido pelo TCE-AM, que envolveu 16 escolas municipais e consistia em mostrar as ações do grêmio estudantil nas escolas. As unidades de ensino ganhadoras foram: Vila da Felicidade, no Mauazinho; Waldir Garcia, no bairro São Geraldo; Dulcenides dos Santos Dias, no Colônia Terra Nova; e Jarlece da Conceição Zaranza, no Novo Aleixo. Todas as unidades receberam tablets.

A professora da Ouvidoria do TCE-AM, France Melo, destacou que o projeto é sinônimo de incentivo ao exercício da cidadania.

“Esse projeto foi criado para motivar o controle social nas escolas e o protagonismo juvenil, tão importante e necessário para o jovem estudante. Então, o Tribunal de Contas fez essa excelente parceria com a Semed, na qual todos colaboraram para que essas crianças cumpram a sua missão de cidadão. Hoje, estamos festejando com essa premiação que o Tribunal de Contas ofereceu aos grêmios estudantis vencedores do concurso de vídeo”, frisou.

O coordenador dos grêmios estudantis da Semed, Janismar Lacerda, salientou a importância do grêmio estudantil para a rede municipal de ensino.

“Esse projeto tem despertado nos alunos o interesse pela escola e os estudos, porque são estudantes que estão mudando o ambiente escolar devido a atuação do grêmio estudantil, que está atuando no protagonismo do aluno. Nossa meta é implantar o grêmio em todas as escolas até 2024, porque isso faz parte da gestão democrática e participativa”, pontuou.

O guia turístico Carlos Sidney foi o responsável por esclarecer as dúvidas e explicar sobre o contexto, história e significados dos pontos turísticos aos alunos. “Essa iniciativa é muito importante para o crescimento destas crianças e adolescentes para que tenham uma interação, não somente social, mas também cultural, onde possam conhecer e valorizar os atrativos da nossa cidade”, comentou.

Projeto

O projeto “Ouvidoria Estudantil” foi criado em 2019 e possui a finalidade de capacitar os alunos da rede pública de Manaus, por meio do protagonismo na gestão escolar e a participação cidadã, além de fortalecer o controle social. Foi idealizado pelo conselheiro-ouvidor do TCE-AM, Érico Xavier Desterro e Silva, sendo executado nas escolas municipais que possuem grêmio estudantil.

Comentários com Facebook

Carregar Mais Artigos Parecidos
Carregar Mais De Alessandro Nuñes
Carregar Mais Em Manaus

Deixe um comentário

Espia Esse Aqui

Prefeitura entrega benefícios eventuais às famílias prejudicadas pelas chuvas

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e C…