O problema da violência doméstica sofrida por mulheres, todos os dias, precisa ser objeto de políticas públicas e requer atenção de todos os entres da Federação.
Presidente Roberto Cidade – Imagem: Divulgação
Pensando nisso, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Roberto Cidade (PV), apresentou uma Emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022 para qualificação e inserção de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no mercado de trabalho.
Na justificativa ao pedido, o parlamentar destaca os números divulgados pela Secretária de Segurança Pública (SSP) de violência contra a mulher no período da pandemia do novo coronavírus.
“No Estado do Amazonas, de acordo com dados da SSP-AM, entre janeiro e fevereiro de 2021 foram registrados 1.023 casos de violência doméstica em Manaus e 73 casos no interior do Estado”, disse.
O parlamentar lembrou ainda que muitos dos casos de violência doméstica e familiar acontecem porque a mulher acaba dependendo financeira e emocionalmente do companheiro. E que, portanto, qualificar e inserir a mulher no mercado de trabalho é garantir uma alternativa a essas mulheres vítimas de violência.
“Qualificar profissionalmente e inserir estas mulheres no mercado de trabalho fará com que adquiram autonomia financeira e vai dar possibilitar de escolha, frente a um possível relacionamento abusivo que venham a ser submetidas”, pontuou.
O projeto foi entregue dentro do prazo à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Assembleia Legislativa. A votação da LDO deve ocorrer até a próxima quarta-feira, dia 14 de julho.