Publicado
5 dias atrásno
Por
Juliana Aguirre
Os técnicos da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) realizaram 5.079 fiscalizações de janeiro a dezembro de 2024 junto aos serviços essenciais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, iluminação pública e o de estacionamento rotativo pago Zona Azul Manaus.
Durante as vistorias realizadas, os técnicos da Ageman atuaram no acompanhamento de obras de expansão e de melhoria, conferiram a qualidade dos serviços prestados aos usuários, bem como no atendimento das demandas registradas pela Ouvidoria da agência reguladora.
O diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade Ferreira Júnior, classificou o desempenho da atuação das equipes de fiscalização do órgão regulador como positivo, sobretudo devido ao trabalho de integração entre as diretorias técnicas da agência.
“O avanço do trabalho de regulação e fiscalização dos serviços, em 2024, se deu principalmente em função da atuação integrada que implementamos. Fizemos ações coordenadas envolvendo inclusive servidores de outras áreas como recursos humanos, jurídico, financeiro entre outros, o que proporcionou que todos tivessem a oportunidade de conhecer na prática como o nosso trabalho influencia no cotidiano de todos e, para o próximo ano, vamos continuar seguindo nessa direção”, afirmou Júnior.
No saneamento básico, as vistorias totalizaram 1.057, com 743 ações nos serviços de abastecimento de água e 314 junto aos serviços relacionados ao esgotamento sanitário. Os casos envolvendo os vazamentos de água corresponderam a 37,5% das vistorias e as situações referentes à interrupção do fornecimento do serviço de água responderam por 14,38% das fiscalizações realizadas pelas equipes da Diretoria Técnica de Concessões, Obras e Serviços da Ageman.
O serviço de iluminação pública da cidade realizado pela empresa ManausLuz foi alvo de 3.955 vistorias por parte dos técnicos da Diretoria de Iluminação Pública e Eficiência Energética da Ageman. As fiscalizações tiveram o objetivo de averiguar o cadastro técnico, a modernização e a adequação do sistema, lâmpadas apagadas ou piscando, substituição de luminárias, a expansão do serviço, funcionamento do aplicativo Manaus + Luz e os projetos referentes à iluminação de destaque das praças.
Já o serviço de estacionamento rotativo pago Zona Azul Manaus, implantado no Centro e no Vieiralves, recebeu 67 vistorias pelos fiscais da Diretoria de Mobilidade Urbana da Ageman. Entre as ações que foram alvos das fiscalizadas estão a implantação e revitalização das placas de identificação e orientação do serviço nas vias, a identificação das vagas regulares e especiais, o funcionamento do aplicativo ZA Manaus, entre outros.
A Ageman reforça aos usuários que as demandas referentes aos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, iluminação pública e o estacionamento rotativo Zona Azul devem ser encaminhadas diretamente à Ouvidoria do órgão regulador pelos seguintes canais: www.ageman.manaus.am.gov.br/
David Almeida destaca quitação de R$ 3 bilhões em dívidas e avanços históricos em Manaus
Prefeitura de Manaus reforça organização no Centro após festas de fim de ano
Parceria entre Prefeitura e GREE Brasil insere mais de 250 trabalhadores no mercado
David Almeida entrega 20 novos ônibus e eleva conforto e sustentabilidade no transporte de Manaus
‘Rumo ao Sucesso’: Semtepi promove capacitação em marketing digital para negócios locais
Implurb ganha reforço na gestão com novo vice-presidente Antônio Peixoto