Manaus
Temporal castiga Manaus e flagrantes de alagamentos, igarapés transbordando e quedas de árvores são registrados
Manaus voltou a encarar um toró daqueles na tarde desta terça-feira (14/10), com ruas completamente alagadas, igarapés transbordando, motoristas e pedestres ilhados em vários pontos da cidade e diversas ocorrências de quedas de árvores e muros.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o sufoco que passou o cidadão amazonense durante o temporal. No Centro, uma árvore caiu em cima de um veículo, na Rua 10 de Julho, esquina com a avenida Eduardo Ribeiro, perto do Teatro Amazonas. O transito no local ficou completamente bloqueado.
Defesa Civil emite alerta severo
Às 15h, a Defesa Civil Municipal disparou um alerta severo a moradores de áreas de risco, orientando que se preparem para deixar o local em caso de emergência.
? O aviso é válido até as 18h desta terça-feira (14) e prevê:
Pancadas de chuva com ventos e raios
Risco de alagamentos e enxurradas
? Em caso de emergência, a população deve acionar:
Defesa Civil — 199
Corpo de Bombeiros — 193
Internautas criticaram o horário do alerta, já que a chuva forte começou ainda pela manhã, antes do envio da notificação. Porém no perfil oficial da Prefeitura de Manaus, no Instagram, um aviso de chuva intensa já havia sido postado cerca de uma hora antes do temporal ganhar força na capital.
Chuva atípica no “verão amazônico”
Mesmo em pleno “verão amazônico” — período entre junho e novembro que costuma ser mais seco —, Manaus vem registrando chuvas acima do normal nos últimos meses. Segundo a Defesa Civil, as precipitações já estavam previstas nas análises meteorológicas e ocorrem após dois anos de seca extrema.
Confira vídeos registrados por populares durante o temporal:








