Prefeito Renato Junior entrega novos caminhões de coleta e anuncia reforço de 500 garis em Manaus - No Amazonas é Assim
Se Conecte Conosco
Manaus, AM, sexta-feira, 22 de maio de 2026

Manaus

Prefeito Renato Junior entrega novos caminhões de coleta e anuncia reforço de 500 garis em Manaus

Publicado há

em

prefeito e equipe da semulsp

O prefeito de Manaus, Renato Junior, entregou nesta sexta-feira (22) nove novos caminhões compactadores que passam a integrar a frota de coleta de resíduos sólidos da capital amazonense. A cerimônia foi realizada na sede da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).

Os veículos começam a operar imediatamente nas zonas Norte, Leste e Sul da cidade, reforçando o serviço de coleta domiciliar. Segundo a prefeitura, os novos caminhões possuem transmissão automática, motores mais eficientes e sistemas modernos de controle de emissões, reduzindo impactos ambientais e o nível de ruído durante a operação.

Durante o evento, Renato Junior destacou a ampliação da estrutura de limpeza pública da cidade e afirmou que Manaus está próxima de alcançar a marca de 100 caminhões coletores em operação.

“Estamos trazendo caminhões novos, com menos impacto ao meio ambiente e menos barulho para os garis. Com essa tecnologia e capacidade de oito toneladas, conseguimos intensificar ainda mais o trabalho de coleta na cidade”, afirmou o prefeito.

Vestido com uniforme de gari, Renato Junior também ressaltou a importância dos trabalhadores da limpeza urbana para os resultados alcançados pelo município.

“É uma forma de valorizar os garis e mostrar o quanto esses profissionais são importantes. Hoje Manaus alcança índices acima da média nacional graças ao trabalho desses trabalhadores”, declarou.

Advertisement
Inscreva-se em nosso canal no Youtube : No Amazonas é ASsim

Inscreva-se em nosso canal no Youtube : No Amazonas é Assim

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mostram que Manaus possui 98,4% de cobertura na coleta de resíduos sólidos domiciliares. O índice supera a média nacional, de 93,1%, e também a média da região Norte, de 78,5%.

Além da renovação da frota, o prefeito anunciou a contratação de mais 500 garis nas próximas semanas para reforçar os serviços de varrição, poda e combate ao descarte irregular de lixo.

“A limpeza pública influencia diretamente na qualidade de vida da população e na autoestima da cidade. Precisamos também da colaboração da população para o descarte correto do lixo”, disse.

Atualmente, a coleta domiciliar em Manaus opera com 140 rotas distribuídas em todas as zonas da capital, funcionando em cinco turnos ao longo do dia e da noite.

O secretário municipal de Limpeza Urbana, Sabá Reis, afirmou que os novos equipamentos devem contribuir para a manutenção dos índices positivos da coleta na capital.

“Com novos caminhões atendendo a população, a tendência é manter Manaus entre as cidades com melhor cobertura de coleta de lixo do país”, afirmou.

prefeito e equipe da semulsp

Fotos – Carlos Oliveira/Semcom-Prefeito e Clóvis Miranda/Semcom

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Youtube – No Amazonas é Assim

Canal Youtube No Amazonas é Assim

Canal Youtube No Amazonas é Assim

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Lendas Amazônicas, Lendas Urbanas e Lendas Folclóricas

Lendas Amazônicas, Lendas Urbanas e Lendas Folclóricas

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações