Política
TCE-AM e Suframa avançam em parceria para projetos de inovação e inteligência artificial
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) recebeu, nesta quarta-feira (29), representantes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) para apresentar iniciativas de inovação e inteligência artificial desenvolvidas pela Corte de Contas e avançar no processo de credenciamento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica.
A agenda contou com a participação da conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins; do superintendente da Suframa, Leopoldo Montenegro; e do superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da autarquia, Waldenir Vieira.
O encontro também integrou uma das etapas do processo de credenciamento do Instituto de Ciências, Estudos Avançados e Sustentabilidade (ICEAS), ligado ao TCE-AM, junto ao Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda). O procedimento é acompanhado pelo chefe do Instituto, Aristóteles Gustavo de Almeida Neto.
Durante a visita técnica, os representantes da Suframa conheceram projetos desenvolvidos pelo Tribunal, como o AMAZON.IA e o EmCampo, soluções que utilizam inteligência artificial para ampliar a eficiência das atividades de controle externo. A comitiva também visitou o laboratório de inovação, o data center e conheceu a equipe técnica responsável pelas iniciativas.
Para a presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins, a aproximação fortalece a cooperação entre as instituições e amplia as oportunidades de desenvolvimento tecnológico voltado à gestão pública.
“Receber a equipe da Suframa reforça o compromisso do Tribunal com a inovação e amplia as possibilidades de cooperação para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias que contribuam para uma gestão pública cada vez mais eficiente e em benefício da sociedade amazonense”, afirmou.
Segundo Aristóteles Neto, a apresentação da estrutura tecnológica do Tribunal representa uma etapa fundamental para o credenciamento do ICEAS junto ao Capda.
“Apresentamos a estrutura do Instituto, o laboratório de inovação, o data center e as soluções de inteligência artificial já implementadas pelo Tribunal para aumentar a eficiência e a produtividade do trabalho. Essas informações servirão de base para o parecer técnico que será encaminhado ao Capda”, explicou.
Com o credenciamento, o ICEAS poderá integrar a rede de instituições habilitadas a receber recursos previstos pela Lei de Informática para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). A medida também possibilita ampliar parcerias com universidades, instituições científicas e tecnológicas, fundações e empresas.
Durante a visita, a Suframa destacou ainda o crescimento do número de instituições credenciadas pelo Capda nos últimos anos, contribuindo para o fortalecimento do ecossistema de inovação e tecnologia na Amazônia.

Foto: Filipe Jazz







