Amazonas
Boi Caprichoso e Ministério dos Povos Indígenas discutem parceria para feira intercultural em Parintins
Representantes do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), lideranças indígenas e integrantes do Conselho de Arte do Boi Caprichoso se reuniram nesta terça-feira (9), em Parintins, para discutir a realização da 1ª Feira Intercultural de Artesanato dos Povos Indígenas. A iniciativa pretende criar um espaço dedicado à exposição e comercialização de produtos artesanais durante o Festival de Parintins, promovendo a valorização cultural e o fortalecimento da economia criativa dos povos originários.

Boi Caprichoso e Ministério dos Povos Indígenas discutem parceria para feira intercultural em Parintins
A reunião foi articulada por Aldamir Sateré, presidente da Associação Indígena do Povo Sateré-Mawé do Rio Andirá e compositor do Boi Caprichoso. Ele apresentou a proposta ao bumbá e acompanhou a visita da representante do Ministério dos Povos Indígenas, Jéssica Wapichana. Também participou do encontro Nira Sateré, presidente da Associação de Mulheres Indígenas de Parintins.
A proposta busca ampliar a visibilidade dos artesãos indígenas e criar oportunidades de geração de renda para diferentes comunidades, aproveitando o grande fluxo de visitantes que a cidade recebe durante o festival folclórico.
Representando o Ministério dos Povos Indígenas, Jéssica Wapichana destacou que a feira terá papel importante na valorização dos saberes tradicionais e da diversidade cultural dos povos originários.
“A feira será um espaço de reconhecimento do trabalho dos artesãos indígenas, dos nossos conhecimentos e da riqueza cultural dos povos originários. Esse apoio é fundamental para ampliar a visibilidade dessas produções durante o Festival de Parintins”, afirmou.
Para Aldamir Sateré, a participação do Boi Caprichoso fortalece a iniciativa e contribui para aproximar ainda mais o público da cultura indígena.
“O Caprichoso possui uma relação histórica com os povos indígenas. Essa parceria é importante para dar maior visibilidade aos artesãos e às associações indígenas, além de fortalecer nossa identidade cultural e criar novas oportunidades para as comunidades”, ressaltou.
Como parceiro da ação, o Boi Caprichoso deverá contribuir com a divulgação da feira, ampliando o alcance da iniciativa e reforçando o protagonismo indígena dentro da programação cultural do festival.
O presidente do Conselho de Arte do Caprichoso, Ericky Nakanome, destacou que a proposta está alinhada à identidade cultural do bumbá.
“A cultura indígena faz parte da essência do Caprichoso. Nossas toadas, alegorias e narrativas artísticas são inspiradas nos saberes dos povos originários. Apoiar essa iniciativa é reconhecer essa contribuição e fortalecer espaços de valorização da cultura indígena em Parintins”, afirmou.
A expectativa é que a feira reúna artesãos de diferentes etnias e se consolide como um espaço permanente de promoção cultural, geração de renda e fortalecimento das tradições indígenas durante um dos maiores eventos culturais da Amazônia.









