Publicado
4 anos atrásem
O segundo dia do mutirão Vacina Amazonas iniciou às 9h deste sábado (18/09) em nove pontos de vacinação ofertados pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Manaus. Apesar da forte chuva na capital, todos os locais já ofertam doses de reforço para idosos acima de 70 anos que tomaram a segunda dose ou dose única até o dia 31 de março, além da aplicação da primeira e segunda doses para quem ainda não iniciou a imunização ou precisa completar o esquema vacinal.
Para o segundo dia de mutirão, a expectativa é a ampliação da demanda, principalmente com a retomada da vacinação em adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades, que tiveram a vacinação validada em Resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), aprovada na tarde de ontem (17/09).
De acordo com a secretária executiva adjunta de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Mônica Melo, todos os pontos estão com equipes a postos para atender a população.
“Conseguimos abrir no horário apesar de toda a chuva. Houve um pequeno atraso na saída dos imunizastes no carro da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde), que é quem transporta e coordena, mas conseguimos abrir no horário acertado conforme a coordenação para iniciar, às 9h”, destacou.
Estrutura – No primeiro dia da 20ª edição do mutirão Vacina Amazonas, nesta sexta-feira (17/09), mais de 28 mil pessoas foram vacinadas contra a Covid-19. O Governo do Amazonas montou uma estrutura com mais de 90 postos de vacinação em nove pontos estratégicos da capital, contando com o reforço de 1,4 mil servidores do Estado atuando no atendimento à população que comparecer aos locais nos dois dias de mobilização (confira a lista ao final).
A ação é realizada em parceria com a Prefeitura de Manaus, que está disponibilizando seis pontos estratégicos e postos de vacinação que incluem 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A lista pode ser conferida no site Imuniza Manaus, no endereço https://semsa.manaus.am.gov.br/noticia/locais-de-vacinacao-covid-19/.
Dose de reforço – A terceira dose ou dose de reforço é destinada a dois públicos-alvos: idosos acima de 70 anos que tenham tomado a segunda dose ou dose única há seis meses e idosos de qualquer faixa etária abrigados em unidades de longa permanência.
O imunizante aplicado é o da Pfizer e, para a aplicação da dose de reforço, será usada a mesma carteira de vacinação em que foram registradas a primeira e segunda doses. Os locais de vacinação também estão disponíveis para aplicação da primeira e segunda dose para qualquer público acima de 12 anos.
Foto: Bruno Zanardo/Secom
Confira os postos de vacinação coordenados pelo Governo:
Foto: Bruno Zanardo/Secom
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Governador Wilson Lima inaugura PAC em Lábrea e amplia acesso à cidadania no interior
Governo do Amazonas investe mais de R$ 640 mil no setor primário de Lábrea
Panavueiro Fest estreia com sucesso e leva multidão ao coração do Festival de Parintins
Governo do Amazonas lança operação com mais de mil agentes para segurança do Festival de Parintins 2025
Governo do Amazonas entrega crédito e regularização a produtores rurais de Maués
Em Parintins, Wilson Lima visita feiras e valoriza artesanato amazonense durante o festival