Um dos peixes mais perigosos da Amazônia sem sombra de dúvidas são as piranhas, mas o que pouca gente sabe que a maioria das piranhas não quer guerra com ninguém e essa fama toda veio graças a filmes de aventura e suspense, e que retratavam a piranha como animais carnívoros e assassinos. Oxi, como assim? Elas não atacam? São vegetarianas agora?
Calma, não é isso. Existem nesses filmes meia parte verdade e meia parte ficção. Isso porque, das 35 espécies de piranha existentes, apenas três são agressivas e territorialistas, ou seja, defendem com toda energia o lugar onde vivem.
Além disso, ao contrário do que muita gente imagina, o prato principal desses peixes não é a carne, mas, sim, os vegetais!
Pois é: os ictiólogos – cientistas que estudam os peixes – descobriram que, no estômago das piranhas, encontra-se, principalmente, material de origem vegetal. Pequenos invertebrados, insetos e pedaços de animais, quando presentes, são apenas uma pequena parcela do que foi ingerido por esses peixes, o que indica que eles comem, sobretudo, vegetais.
Mas por que, então, as piranhas ganharam a fama de assassinas? Porque as espécies mais agressivas nadam em cardumes e são peixes predadores oportunistas, ou seja, que se alimentam em grupo e de acordo com o que está disponível no ambiente.
Por exemplo, se perceber movimentações incomuns, que podem significar que um animal está ferido ou em dificuldade, a piranha pode aparecer sozinha ou em grupo para atacá-lo. Por isso, nos rios, em lagos fechados da Amazônia e do Pantanal e, principalmente, em açudes e lagos artificiais habitados por piranhas, deve-se tomar cuidado ao lavar peixes, couro ou qualquer animal sangrando.
Além disso, como os acidentes com piranhas normalmente acontecem fora d’água, quando o pescador retira o peixe da rede de pesca ou o anzol da sua boca, é preciso tomar todo cuidado ao manuseá-la, pois os dentes desses animais são muito afiados. Tanto que alguns índios os usam para cortar cabelo ou fibras de palmeiras bem como para preparar flechas.
Então respondendo a pergunta do título : Não existem piranhas vegetarianas. As piranhas são conhecidas por sua dieta carnívora e são amplamente reconhecidas como peixes predadores que se alimentam principalmente de outros peixes, crustáceos e até mesmo de animais terrestres que entram na água. Elas possuem mandíbulas poderosas e dentes afiados, adaptados para rasgar a carne de suas presas. Embora algumas espécies de peixes possam ter uma dieta mais variada e incluir alguma matéria vegetal em sua alimentação, as piranhas são estritamente carnívoras.
Piranhas comem vegetais?