Marcha contra as drogas une famílias e entidades em todo o Brasil - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

Brasil

Marcha contra as drogas une famílias e entidades em todo o Brasil

Publicado

no

Inédita no Brasil, a “Marcha das Famílias Contra as Drogas” vai reunir, do Amazonas ao Rio Grande do Sul, em 3 de novembro, mães, pais, tios, avós, sobrinhos, netos, médicos, artistas, representantes de entidades antidrogas, de instituições religiosas e políticos em 17 estados brasileiros e no Distrito Federal: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Amazonas, Pará, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia, Maranhão, Acre e Roraima. Nos outros nove estados, grupos de autoajuda que lutam contra a dependência química farão manifestações em praças públicas.

As famílias brasileiras farão um apelo ao Supremo Tribunal Federal para MANTER o artigo 28 da lei 11.343/2006, no julgamento que decidirá sobre uma ação da Defensoria Pública de São Paulo. A Defensoria quer ELIMINAR dessa lei o artigo 28, que proíbe “adquirir, guardar, ter em depósito, transportar ou trazer consigo, para consumo pessoal, drogas” e, também proíbe, “semear, cultivar ou colher plantas destinadas à preparação de pequena quantidade de substância ou produto capaz de causar dependência física ou psíquica”. O Recurso Extraordinário 635659, da Defensoria Pública, começou a ser julgado em 19 de agosto de 2015, com três dos 11 ministros votando pela eliminação do artigo 28: Gilmar Mendes votou a favor da liberação de todas as drogas; Luis Roberto Barroso e Edson Fachin liberaram a maconha.

Foto: Divulgação

DESCRIMINALIZAR DROGA É AUTORIZAR USO E PORTE
Como descrevem os dicionários, descriminalizar significa revogar a criminalidade de um fato, portanto, no caso de drogas, autorizar o uso e o porte. A Organização Mundial da Saúde tem alertado que “experimentar droga é risco para a dependência, doença do cérebro que dificulta parar o uso. O uso de drogas está entre os maiores responsáveis pela morte prematura e pela perda de vida saudável e produtiva nas Américas”. No Brasil, já é causa de afastamento no trabalho e de suicídios.

LEIA TAMBÉM  Grupo "Revolução Periférica" incendeia homenagem à Manuel de Borba Gato em São Paulo. Saiba quem foi Borba Gato

USO DE DROGA JÁ PREJUDICA SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA E ASSISTÊNCIA SOCIAL EM 86% DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS
USO de drogas é definido pelo governo federal como ”grave problema de saúde pública, com reflexos nos serviços de segurança pública, educação, saúde, sistema de justiça, assistência social e nas famílias”, descreve o Decreto 9.761 de 11 de abril de 2019. Fato grave também denunciado pela Confederação Nacional dos Municípios: “em 86% dos municípios brasileiros o uso de drogas, principalmente do crack, já prejudica SAÚDE, EDUCAÇÃO, ASSISTÊNCIA SOCIAL E SEGURANÇA”. A Federação de Amor-Exigente já registra em seus atendimentos gratuitos, por ano, o número de UM MILHÃO e 200 MIL famílias de dependentes de drogas, a maioria sem orientação ou tratamento na rede pública de saúde.

LEIA TAMBÉM  "Como está, vamos perder a Amazônia", disse Bolsonaro ao propor a exploração da Amazônia em parceria com os Estados Unidos

USO DE DROGA TORNA DOENTE QUEM USA E SUA FAMÍLIA, REVELAM DEPOIMENTOS:
–”Minha irmã sempre discursou que sairia das drogas na hora que bem entendesse, que era apenas mais uma experiência,que o controle era totalmente dela. Foi internada sete vezes em comunidades terapêuticas e, a cada internação, discursava que estava virando a chave. As internações eram de períodos curtos, não concluía e voltava correndo para as drogas.Até o dia 11/05/19, que tive que entrar no Instituto Médico Legal e reconhecer o corpo da minha irmã. A doença da minha irmã contaminou a família.Os mais atingidos, minha mãe, seu filho e eu. Ela perdeu sua dignidade, sua capacidade de amar e seus valores.Deixou de ser filha, de ser mãe, de ser avó, de ser irmã e tia.Se prostituiu, virou ladra, mendigou e caminhou a passos largos para o fundo do poço.” MARLY LIMA, de São Paulo.

– “Minha filha chegou a deixar o filho, um bebê, dentro do carro e com um frentista no posto de gasolina , enquanto ia comprar e usar droga . Para a sua recuperação, foram necessárias inúmeras internações”. Depoimento de Regina Tortorelli no livro Guerra pela vida – A campanha da Jovem Pan contra as drogas.

Publicidade
Confira as últimas notícias do TCE-AM

– “Encontrei a senhora de 80 anos chorando, sentada no chão de uma casa sem luz, porque o neto,viciado em crack, roubou toda a fiação. Neto que também bateu na avó e a derrubou no chão após roubar o dinheiro que ela guardava para a comida. E roubou também o botijão de gás para trocar por crack”. Daniel Garcia, descrevendo uma das emergências que já atendeu em São Paulo, pelo GAD -Grupo de Apoio ao Dependente.

LEIA TAMBÉM  Criança fica com a cabeça presa entre duas paredes e bombeiros são acionados

– “Foram três baseados: na primeira vez, aos 14 anos, por influência de colegas. Fumou e voltou à realidade somente 24 horas depois; no segundo baseado, ficou na viagem por 72 horas; e no terceiro, não voltou mais. A doença desse rapaz, esquizofrenia causada por maconha, é atestada pelo Hospital das Clínicas, onde o jovem também foi tratado. Ele não reconhece o pai, que o visita toda semana. Ele não tem amigos, porque a doença o mantém fora da realidade. Não estuda, não trabalha. E o pai desesperado, sempre pergunta: Quando eu morrer, o que vai ser do meu filho?” Psicoterapeuta Alexandre Araújo, que tratou durante dez anos, em São Paulo, de rapaz com esquizofrenia causada por maconha. Aos 29 anos, o rapaz foi adotado por uma família.

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou criador de conteúdo para a internet, formado em Biotecnologia e Pós-graduado em Marketing Publicidade e Propaganda. Um amante da fotografia e aspirante de YouTuber. Me siga nas redes sociais: @tahan_almeida .

Continue Lendo
Publicidade Se inscreva em nosso canal

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Notícias da ALE-AM

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações