A Cachoeira da Pedra Furada é uma pequena e isolada cachoeira localizada no Km 57 da AM-240. Ela não possui nenhum tipo de infraestrutura turística e, se você não prestar atenção, pode acabar passando direto por ela, já que mal se percebe o simples portal de madeira que indica a entrada do seu ramal.
Mas, se o homem não fez a lição de casa para facilitar o acesso, a mãe-natureza não decepcionou na sua criação: a Cachoeira da Pedra Furada possui um dos visuais mais marcantes de todo o município. Fazendo jus ao nome, a água do rio escorre do alto através de uma pedra com três grandes furos, formando uma bela e convidativa piscina natural de águas calmas. Em formato de meia-lua, um extenso e imponente paredão rochoso circunda o local. Acima dele, a floresta se ergue, indiferente ao abismo abaixo de si.
Graças ao baixo fluxo de pessoas que visita o local, esta cachoeira é um lugar perfeito para relaxar, admirando a paisagem e ouvindo apenas os sons da floresta. Além disso, a pequena trilha percorrida até chegarmos lá (5 minutos de carro e mais 5 a pé) é uma das mais bonitas da região, exibindo gigantescas árvores e diferentes tonalidades de verde na sua vegetação.
Como chegar na Cachoeira da Pedra Furada:
Localização: Km 57 da rodovia AM-240.
– Após passar pela placa que indica o Km 57, atenção ao lado esquerdo da pista. Em poucos minutos surgirá um pequeno portal de madeira aonde está escrito, bem discretamente, “Pedra Furada”. Essa é a entrada.
– A entrada é permitida das 8h às 16h, e custa de 5 a 10 reais por pessoa.
– Não há nenhuma infra-estrutura turística no local. Por isso, se preferir, leve o seu próprio lanche (junto com um saco de lixo!).
– O local não é muito frequentado, logo torna-se ideal para relaxar.
– A Cachoeira da Pedra Furada é mais bonita durante a cheia dos rios, entre fevereiro e maio.
Conheça a Cachoeira da Pedra Furada
Conheça a Cachoeira da Pedra Furada
Conheça a Cachoeira da Pedra Furada
Conheça a Cachoeira da Pedra Furada
Conheça a Cachoeira da Pedra Furada
Conheça a Cachoeira da Pedra Furada
Fonte: O Eldorado é aqui