Manaus
Denúncias de irregularidades urbanas em Manaus crescem 15% no início de 2026
A Prefeitura de Manaus registrou aumento de 15% no número de denúncias sobre irregularidades urbanas no primeiro trimestre de 2026. De acordo com o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), foram contabilizadas 500 ocorrências no período, contra 434 no mesmo intervalo de 2025.
As denúncias envolvem, principalmente, obras sem licença, obstrução de calçadas e uso irregular de espaços públicos. Ao longo da atual gestão municipal, iniciada em janeiro de 2021, já foram recebidas 12.448 reclamações até março de 2026.
Os registros são encaminhados à Divisão de Controle (Dicon), que direciona as demandas às gerências de Fiscalização de Obras (GFO) e de Postura (GFP). A partir disso, os casos passam a integrar as rotas de fiscalização, realizadas diariamente pelas equipes nas ruas, além de atendimentos em regime de plantão.
A população pode formalizar denúncias por meio do Disque Denúncia, pelos números (92) 3673-9305 e 161, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, exceto em feriados e pontos facultativos. Também é possível registrar ocorrências pelo e-mail disquedenuncia.implurb@manaus.am.gov.br.
As fiscalizações são feitas com base nas denúncias recebidas, em demandas encaminhadas por órgãos públicos e nas vistorias de rotina realizadas pelas equipes.
Segundo o diretor-presidente do Implurb, Antonio Peixoto, a participação da população é fundamental para o ordenamento da cidade. Ele destaca que as denúncias contribuem para coibir práticas irregulares e garantir mais segurança, organização urbana e o direito de circulação da população.

Fotos – Antonio Pereira/Semcom









