Nos Siga nas Redes Sociais
Dezembro Vermelho: Escolher a prevenção é uma forma de amar-se
Manaus, AM, quarta, 07 de dezembro de 2022

Agenda Cultural

Foi lindo! Bois de Manaus Brilhante, Corre-Campo e Garanhão encerram 64° Festival Folclórico do Amazonas

Publicado

no

Boi Bumbá Garanhao

Os bois Brilhante, Corre-Campo e Garanhão encerraram, na noite do último sábado e madrugada deste domingo, 23 e 24/7, a programação do 64° Festival Folclórico do Amazonas, que reuniu mais de 77 mil pessoas ao longo dos 14 dias de realização do evento, na categoria Ouro. O evento ocorreu no Centro Cultural Povos da Amazônia, zona Sul, mas o encerramento aconteceu no Centro de Convenções de Manaus, sambódromo, no bairro Dom Pedro, zona Oeste.

O evento teve início no dia 10 deste mês e, ao todo, contou com 70 apresentações, sendo 64 de grupos folclóricos, e foi promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa; e pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

O diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, reforçou que neste ano todas as solicitações dos grupos folclóricos foram atendidas, como o reajuste de 20%, totalizando R$ 976.620,60 em concessão de apoio financeiro da administração pública municipal para a apresentação dos 72 grupos folclóricos das categorias bronze e prata no 64º Festival Folclórico em 2022.

“O sentimento é de dever cumprido. Foram mais de seis meses de planejamento. Estamos na execução do projeto desde junho, foram muitas noites com belíssimas apresentações e descoberta de novos talentos. Nossos folcloristas estão de parabéns. Deram um show e a população aprovou com sua participação, afinal, juntando as categorias, o festival teve um público de quase 200 mil pessoas. Na próxima edição, faremos muito mais”, finalizou Alonso Oliveira.

Presidente da ManausCult Alonso Oliveira ao centro

O titular da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, lembrou que o festival não foi realizado de forma presencial nos últimos dois anos em razão da pandemia; mas que agora voltou com força total para celebrar a cultura do Amazonas, além de gerar renda para os profissionais que atuam diretamente no evento.

“Muito positivo. Muita gente envolvida e não são só os artistas que são beneficiados, costureiras, artesãos, os serralheiros, os pintores, os cantores, os ritmistas também. Muitas pessoas acabam se beneficiando direta e indiretamente na realização de um evento dessa natureza. A gente alcança, certamente, o nosso objetivo de gerar trabalho, renda, oportunidade”, ressaltou Apolo.

Secretário da Cultura e Economia Criativa Marcos Apolo à direita

Secretário da Cultura e Economia Criativa Marcos Apolo à direita

O festival contemplou diversas danças folclóricas nas modalidades danças regional, nacional, nordestina e internacional; garrote regional; tribo; quadrilhas cômica, tradicional, de duelo e alternativa; além dos bumbás de Manaus.

Defendendo o item sinhazinha há nove anos pelo boi Corre-Campo, Vanessa Costa se disse anestesiada por participar da apresentação após dois anos sem a realização do evento.

“É maravilhoso. Na verdade, é inexplicável, porque eu vivo um sonho. Eu vivo um sonho há nove anos no Corre-Campo. Toda vez é diferente, toda vez é nervosismo, mas quando estou dançando, esqueço de tudo e eu só vivo esse personagem que tanto amo”, disse, emocionada.

sinhazinha há nove anos pelo boi Corre-Campo

Sinhazinha há nove anos pelo boi Corre-Campo

O decorador Márcio Batera, 47 anos, estava acompanhando com bastante animação o último dia do festival no sambódromo e parabenizou a organização do evento por valorizar a cultura amazonense.

“Eu estou achando maravilhoso. Espero que o boi cresça cada dia mais, porque a nossa cultura aqui do Amazonas é muito potente e muito emocionante. E está tudo maravilhoso, em paz, segurança, pessoas bonitas e educadas”, completou.

Além de adotar o formato presencial, neste ano, a transmissão do evento foi feita por meio da TV e rádio Encontro das Águas.

Confira as fotos do Lucas Silva / Manauscult

Boi Bumbá Brilhante

Boi Bumbá Brilhante

Boi Bumbá Corre Campo

Boi Bumbá Corre Campo

Boi Bumbá Corre Campo

Boi Bumbá Corre Campo

Boi Bumbá Garanhao

Boi Bumbá Garanhao

Boi Bumbá Garanhao

Boi Bumbá Garanhao

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇...

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Atualmente, participo de diversas ações e discussões na área de cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo, além de ações sociais.

Dezembro Vermelho: Escolher a prevenção é uma forma de amar-se

Dezembro Vermelho: Escolher a prevenção é uma forma de amar-se

Renegocie suas dívidas com a AFEAM

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Falando de Contas

Programa do TCE-AM

Facebook

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações