Neste Domingo (28), iniciam-se os Festejos a São Benedito, e na praça 14, local onde funciona o Quilombo Urbano Barranco de São Benedito, o segundo quilombo urbano do Brasil, não poderia ser diferente.
Aliás, a diferença nas atividades se dará novamente por conta da pandemia da Covid-19 que fez com que fosse reajustado o cronograma de atividades. Neste Domingo (28), que seria o dia em que eles iriam no mata pegar o tronco mais alto para os festejos, porém, devido a pandemia e os riscos, a atividade foi cancelada e no mesmo horário que eles sairiam, as 6h da manhã, houve uma queima de fogos no bairro.
Maria de Lourdes Fonseca Matriarca dos festejos do Santo
Um outro ponto a ser mencionado é que o dono do sítio de onde se colhia o tronco, acabou falecendo vítima de Covid-19. No Sábado de Aleluia (03), que seria o levantamento do mastro, será feito novamente queima de fogos.
No período de 03 de abril a 11 de abril, sempre as 19h, ocorrerão as novenas lives, para celebrar e alcançar a toda a sociedade, na Sala do Santo, somente ficarão cerca de 10 pessoas, devidamente espaçadas, para evitar aglomerações.
No Domingo dia 11, após a novena, e que seria também a retirada do mastro, terá nova salva de fogos e distribuição de lanche para os presentes.
Este ano São Benedito completa 131 anos
Jenifer de Sousa Devota e Vítima da Covid
Foto Antes da Pandemia
Festejos de São Benedito em Manaus