Artista amazonense Rui Machado está de exposição nova : “Amazônia: Arte & Fatos”,

151

Os amantes de arte regional já tem uma nova atração para desfrutar. No dia 25 de outubro, o renomado artista amazonense Rui Machado apresentará na Galeria de Artes do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos – ICBEU Manaus, “Amazônia: Arte & Fatos”, uma exposição de arte contemporânea composta por 43 obras inéditas, que retratam a Amazônia como palco e cenário de elevada relevância para os povos do mundo. A exposição foi concebida especialmente para o 38º Simpósio do Centros Binacionais, evento sediado pelo ICBEU este ano, de 24 a 26 de outubro.

Artista amazonense Rui Machado está de exposição nova “Amazônia: Arte & Fatos”, / Foto : Divulgação

As obras retratam costumes, objetos, traços comportamentais e paisagens da realidade e do imaginário do caboclo amazônico, todas em acrílica sobre tela. Uma das obras mede 80×80 cm e as demais 50×50 cm. A curadoria foi feita pelo próprio artista.

A abertura da exposição contará com participações da Amazonas Band e Maestro Rui Carvalho, compondo o cenário musical da noite, e um desfile da grife BEM DITAS, de Sônia Jinkings, com estampas de Rui Machado.

Após a abertura da exposição, as obras poderão ser conferidas de 26 de outubro a 26 de novembro de 2019, de segunda a sexta das 15h às 20h e sábados de 9h às 12h.

Inspiração

Sobre a inspiração para essa mostra, Rui Machado conta que “Todos os quadros foram criados especialmente para esta ocasião. Com relação ao nome da exposição, ‘Amazônia: Arte & Fatos’, quis dizer que aqui tem arte da Amazônia e fatos que acontecem. Alguns quadros retratam paisagens amazônicas, uns como denúncia, outros com um sentimento de esperança de uma Amazônia preservada e um mundo melhor. Mostro a fauna, flora, arte indígena e povos da floresta. Tudo isso é arte amazônica!”.

Nas palavras do Diretor-Presidente do ICBEU, Luis Fabian Barbosa, Rui persiste criativo, instigante, provocador, intenso, tal como nossa colossal e preciosa Amazônia. “É um verdadeiro trabalho de antropologia visual a produção artística de Rui Machado para esta exposição, certamente precedida de cuidadoso estudo do ethos amazônida. A visão do artista – ora realista, ora romântica – choca e surpreende, preocupa e emociona, proporciona ao expectador diversos sentidos e triunfa, ao fazer brotar o desejo e a esperança de preservação da Amazônia, de sua mata, de seu povo, de sua cultura.”

O catálogo da exposição é um projeto gráfico da editora Reggo, com imagens do fotógrafo Roumen Koynov. Além das obras, o catálogo vem acompanhado de um CD com 19 músicas autorais de Rui, em parceria com outros artistas.

Sobre Rui Machado

Rui Machado é artista plástico e poeta. Nasceu em Manaus no dia 17 de agosto de 1956. Sua relação com as artes começou cedo, com diversas manifestações, desde desenho e escrita, até esculturas. Sua primeira exposição de artes plásticas foi em 1982, denominada Travessia, no hall do Teatro Amazonas, dentro do Projeto Hahnemann. Já em 1984, lançou seu primeiro livro de poesias, intitulado Anjos e Mistérios.

Possui, até agora, 25 prêmios e homenagens. Como poeta, possui mais de 50 composições. Recebeu seu primeiro prêmio musical em 2017, no 6º Festival Amazonas de Música, em 1º Lugar com a música “Remando Estrelas” em parceria com Valdo Cavalcante. Em 2018, também foi vencedor do FECANI, Festival da Canção de Itacoatiara, com a música “Por um triz”, também em parceria com Valdo Cavalcante.

Artista amazonense Rui Machado está de exposição nova “Amazônia: Arte & Fatos”,
Artista amazonense Rui Machado está de exposição nova “Amazônia: Arte & Fatos”,

Comentários