Home Notícias Manaus Construção com placa de autorização fake descoberta pela Prefeitura de Manaus no bairro Alvorada

Construção com placa de autorização fake descoberta pela Prefeitura de Manaus no bairro Alvorada

3 minutos o tempo de leitura
101

Uma denúncia levou a fiscalização urbana da Prefeitura de Manaus a embargar uma construção comercial na rua professora Cacilda Pedrosa, Alvorada, zona Centro-Oeste, nesta terça-feira, 15/3. A obra estava com o prazo do alvará de construção vencido há mais de 2 anos e, conforme o artigo 30 do Código de Obras de Manaus (lei complementar n° 003/2014), o mesmo perdeu sua validade para execução. Na ocasião também foi observado que o proprietário estava fazendo uso de uma falsa placa de obra.

Construção com placa de autorização fake descoberta pela Prefeitura – Imagem: Divulgação

O artigo 30 também prevê que o alvará de construção perderá a validade de aprovação do projeto, quando os serviços de construção não forem iniciados em um prazo de dois anos, a contar da data da licença para a obra constante do alvará para construção, se não renovado ou paralisado; quando os serviços de construção aprovados não estiverem concluídos dentro do prazo de dois anos, a contar da data da licença para a obra constante no alvará para construção, se não renovado.

Como a obra não foi iniciada dentro do prazo indicado pelo artigo e não houve nenhuma solicitação de renovação ou paralisação da mesma, o proprietário não poderia seguir com a construção.

O responsável pode ser acionado criminalmente pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) por falsificação de documento público, de acordo com a orientação do setor jurídico da autarquia.

“Todos os proprietários de obras que se encontrem nesta situação, que tenham paralisado e passaram do prazo de dois anos, precisam procurar o Implurb e renovar o alvará, tornando regular a construção, sem prejuízo aos seus projetos. Passados os dois anos sem nenhuma comunicação ao órgão, pelo Código de Obras, não tendo concluído a mesma, toda a aprovação e licença recebidas anteriormente são perdidas”, explica a responsável pela Diretoria de Operações (Diop), arquiteta e urbanista Jeane da Rocha.

Atendimento

No Implurb, em razão da prevenção à Covid-19, foi montado um serviço de plantão para as fiscalizações. Denúncias sobre obras irregulares e afins são atendidas pelo Disque-Ordem, o 161, de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h, e por e-mail, para o [email protected].

Construção com placa de autorização fake descoberta pela Prefeitura – Imagem: Divulgação
Construção com placa de autorização fake descoberta pela Prefeitura – Imagem: Divulgação

 

Comentários com Facebook
Carregar Mais Artigos Parecidos
Carregar Mais De Jussara Melo
Carregar Mais Em Manaus

Deixe um comentário

Espia Esse Aqui

Exposição ‘Amazônia Viva’ parceria entre Prefeitura de Manaus e Shopping traz renda para artistas!

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e I…