Novo Boletim da Funda√ß√£o de Vigil√Ęncia em Sa√ļde (FVS) confirma 110 casos de H1N1 e 28 √≥bitos

48

A 11¬™ edi√ß√£o do Boletim Epidemiol√≥gico da S√≠ndrome Respirat√≥ria Aguda Grave (SRAG) atualizada nesta quarta-feira (20/03) pela Funda√ß√£o de Vigil√Ęncia em Sa√ļde do Amazonas (FVS-AM) registra 721 casos notificados, sendo 110 positivos para o V√≠rus da Influenza A (H1N1) e 96 para V√≠rus Sincicial Respirat√≥rio (SRV).

Foto: Divulgação/Internet
Foto: Divulgação/Internet

São 28 óbitos por H1N1, sendo 22 em Manaus, dois em Manacapuru, e Parintins, Itacoatiara, Japurá e Nhamundá com um caso cada. Segundo o boletim, são dez óbitos por Vírus Sincicial Respiratório, sendo nove na capital e um de Borba, além de um óbito em Manaus por Parainfluenza tipo 3.

Em relação aos pacientes que evoluíram para óbitos dos 39 ocorridos neste período entre fevereiro e março, 77% faziam parte do grupo de risco mais vulnerável para formas graves, com destaque para crianças menores de cinco anos, idosos, pessoas com diabetes, pneumopatas, pessoas com obesidade e neuropatas.

Campanha Antecipada
A campanha de vacina√ß√£o contra a Influenza (H1N1) no Amazonas come√ßou nesta quarta-feira (20/03) em Manaus e mais 33 munic√≠pios. Segundo a Secretaria Estadual de Sa√ļde (Susam), as vacinas enviadas pelo Minist√©rio da Sa√ļde no √ļltimo fim de semana j√° foram entregues pela Coordena√ß√£o Estadual do Programa Nacional de Imuniza√ß√£o (PNI/AM) a 59 munic√≠pios. Tonantins e Benjamin Constant recebem nesta quinta-feira (21), completando a entrega.

Grupos priorit√°rios
O p√ļblico-alvo √© formado por crian√ßas de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, profissionais de sa√ļde e educa√ß√£o da rede p√ļblica e privada, ind√≠genas, idosos com mais de 60 anos, pessoas portadoras de doen√ßas cr√īnicas n√£o transmiss√≠veis; as portadoras de outras condi√ß√Ķes cl√≠nicas especiais como doen√ßa respirat√≥ria cr√īnica, doen√ßa card√≠aca cr√īnica, doen√ßa renal cr√īnica, doen√ßa hep√°tica cr√īnica, doen√ßa neurol√≥gica cr√īnica, diabetes, imunossupress√£o, obesos, transplantados e portadores de trissomias (S√≠ndrome de Down, S√≠ndrome de Edward, S√≠ndrome de Patau, S√≠ndrome de Warkany).

Salas de imunização
Em todo o Estado, 1.535 salas de imunização devem estar abertas nos 62 municípios, das quais 153 em Manaus.

*Com informa√ß√Ķes de assessoria

Coment√°rios