Convenção Partidária e Registro de Candidaturas - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Sexta-Feira, 01 de Março de 2024

Justiça e Direito

Convenção Partidária e Registro de Candidaturas

Publicado

no

Caros leitores, o tema de hoje é de suma importância e merece uma reflexão de toda a sociedade amazonense e brasileira, haja vista as proximidades de escolhermos nossos representantes a Presidente, Governador, Senador e Deputados Estaduais e Federais.

Encerrada a fase de alistamento eleitoral, os políticos podem realizar atos político-partidários, cuja a finalidade precípua é a escolha de candidatos para concorrerem aos cargos definidos em lei, assim como deliberar sobre eventual coligação partidária, à este ato solene se denomina convenção partidária.

Convenção Partidária e Registro de Candidaturas

Convenção Partidária e Registro de Candidaturas / Foto : Divulgação

O preceito da escolha e substituição de candidatos, bem como a formação de coligações partidárias, é ato interna corporis das agremiações partidárias e deve ser previsto no estatuto de cada agremiação. De fato, o art., 7º, caput, da Lei 9.504/97, diz: “As normas para a escolha e substituição de candidatos e para a formação de coligações serão estabelecidas no estatuto do partido, observadas as disposições desta lei”. As finalidades precípuas das convenções partidárias são duas: decidir sobre a escolha de candidatos; e deliberar sobre eventual formação de coligação.

LEIA TAMBÉM  Voto, Ato de Cidadania!

Caros leitores, a partir de advento da Lei nº13.165/15, a escolha de candidatos e a deliberação sobre coligações passaram a ser feitas entre o dia 20 de julho e cinco de agosto do ano da eleição. Coligação consiste na união provisória entre dois ou mais partidos políticos, com o intuito de lançar candidatos em conjunto para disputar e vencer um determinado pleito eleitoral., após a formalização a coligação receberá um nome próprio.

LEIA TAMBÉM  Emprego Versus Desemprego: Quais dados refletem a realidade do estado do Amazonas

Caros Leitores, escolhidos os filiados do partido, em convecção, é preciso que se providencie o registro das candidaturas respectivas perante a Justiça Eleitoral, somente após o deferimento do aludido registro é que temos de fato candidaturas propriamente ditas. Antes disso, existem tão-somente postulantes a candidatos, candidatos a candidatos, pré-candidatos, ou candidaturas por “conta e risco”.

Os Tribunais Regionais Eleitorais analisarão os pedidos de registro para as eleições gerais (Governadores, Senadores e Deputados) esses pedidos de registros de candidaturas será feito pelo partido ou coligação por meio de requerimento dirigido a Justiça Eleitoral ( DRAP).

O pedido de registro de candidatos escolhidos em convenção partidária deverá ser formulado até as dezenove horas do dia 15 de agosto do ano da eleição, o partido ou coligação poderá apresentar o número exato de candidatos para cada vaga a ser preenchida.

Publicidade
Confira as últimas notícias do TCE-AM
LEIA TAMBÉM  Porquê investir na Zona Franca de Manaus ainda é a melhor forma de retorno do capital

Siga o canal

A Justiça Eleitoral, ao deferir o pedido de registro de candidatura, informará qual o número relativo a cada candidato, esse número servirá para que o eleitor o identifique na hora da votação, O candidato a Governador terá como número identificador o próprio número do partido, dois dígitos, já o candidato a Deputado Federal terá sua identificação o número do partido acrescido de dois algarismo à direita, Já o Deputado Estadual será identificado pelo número do partido, acrescido de três algarismo à direita.

Daniel de Lima Albuquerque, Advogado, OAB/AM 6.548, em 22/02/2018, em parceria com o Dr. João Augusto Cordeiro Ramos, OAB/AM 5.754.

Daniel de Lima Albuquerque, Advogado, OAB/AM 6.548, em 22/02/2018, em parceria com o Dr. João Augusto Cordeiro Ramos, OAB/AM 5.754.

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Câmara Municipal de Manaus

Acompanhe nossas transmissões

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações